Sete municípios do Vale do Taquari realizam atividades comemorativas alusivas à Semana Farroupilha

Auge da programação é o Desfile Farroupilha de 20 de Setembro


0
Abertura da Semana Farroupilha de Teutônia ocorreu no dia 11 de setembro (Foto: Divulgação)

Sete municípios do Vale do Taquari estão em processo de finalização ou já iniciaram os preparativos das programações alusivas à Semana Farroupilha. Capitão, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Muçum, Teutônia e Vespasiano Corrêa irão realizar até a próxima segunda-feira (20), dia em que se comemora o início da Revolução Farroupilha, atividades comemorativas à data.

Em Capitão, as atividades se iniciam na próxima sexta-feira, às 19h30, com a abertura oficial, seguido de uma live com o Grupo Tranco Monarca e apresentação de artistas locais. O evento se estende até a segunda-feira, quando às 14h o Centros de Tradições Gaúchas (CTG) Giuseppe Garibaldi realiza o encerramento com a apresentação artística da Invernada.

Em Cruzeiro do Sul, um desfile cavalariano está programado para ocorrer a partir das 9h de segunda. Além disso, os CTGs Pagos de São Rafael e Clube do Cavalo realizam atividades próprias em suas sedes.

Já em Estrela, as atividades tiveram início nesta segunda-feira (13), com a chegada da Chama Crioula na sessão da Câmara de Vereadores. Durante toda a semana, um piquete foi montado no Parque Princesa do Vale para receber visitantes e sediar atrações gastronômicas e culturais, sendo que estas poderão ser acompanhadas de forma online e ao vivo pelas redes sociais do governo municipal. O evento se estende até às 19h da próxima segunda-feira (20), quando o Grupo Tchê Garotos realiza um show de encerramento.

Outro município que também realiza atividades é Lajeado. O Acampamento Farroupilha, que integra a 3ª Semana Farroupilha do município, foi montado no Parque Professor Theobaldo Dick, e a programação dos festejos se inicia nesta terça-feira (14), às 19h30, com a chegada da Chama Crioula. Atrações como shows, apresentações artísticas e exposição na Casa de Cultura também integrarão a programação do evento, que se estende até o dia 20, quando às 21h o Grupo Alma Crioula realiza um show de encerramento.

Muçum também realizará o tradicional desfile do dia 20 setembro. A saída será às 8h30, em frente ao CTG Sentinela da Tradição com os cavaleiros da invernada campeira, passando pelas ruas da cidade até a praça da Matriz para fazer o acendimento da chama crioula. Haverá almoço no CTG com reserva de ficha até sexta-feira (17) pelo fone (51) 9 9645-6953.

Em Vespasiano Corrêa, os festejos tiveram início no último sábado (11), com a apresentação do Grupo Elite Sul. O município realiza ao longo de toda a semana atividades no formato híbrido, que serão transmitidas pela internet, a partir do Galpão do Seu Chico. O encerramento do evento ocorre às 20h, de segunda-feira, com a apresentação de Thomas Machado.

Já em Teutônia, a Semana Farroupilha do município foi aberta no dia 11 de setembro e a programação no Acampamento Farroupilha, montado no Centro Administrativo, segue até o dia 20 de setembro, quando ocorre o Desfile Farroupilha, a partir das 9h30. Neste ano, em função da pandemia, a comissão organizadora optou por não realizar shows e apresentações musicais, com intuito de evitar aglomerações.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui