Setembro começa com nebulosidade nas cidades gaúchas

Saiba como será o clima no 9º mês de 2020.


0
Foto: Ilustrativa

Nesta terça-feira (1º), e principalmente na quarta-feira (2), haverá diminuição da nebulosidade e até a presença do sol com forte aquecimento no Rio Grande do Sul. Nas cidades do Vale do Taquari, o tempo nublado marca quase todo o dia de hoje, mas, amanhã um ciclone se forma na região do Prata, trazendo ventos fortes, calor e chuva.

A MetSul prevê que os ventos fortes irão se intensificar da tarde para a noite do primeiro dia de setembro, e se manterão para quarta (2). As rajadas podem soprar fortes e do quadrante Norte. A área de Santa Maria e a região dos vales, no Centro do Rio Grande do Sul, são as especialmente suscetíveis a vento forte na presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera.

A quinta-feira (3), será chuvosa, porém, não volumosa. Quanto a temperatura, a troca de massas de ar determinará uma queda acentuada das marcas, contudo não se espera frio intenso.

Saiba mais sobre setembro

O inverno astronômico termina apenas no dia 22 de setembro, mas o chamado período da primavera climática tem início hoje, dia 01 de setembro. O 9º mês do ano marca a transição de estações e traz junto o aumento da temperatura.

De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, setembro de 2020, será marcado por temperatura acima da média histórica no Sul do Brasil. Os dias de muito frios serão raros. A primeira semana do mês, terá temperatura menor e instabilidades. A segunda semana, terá atuação de uma massa de ar polar com prováveis mínimas negativas e tempo seco no Estado.

Na segunda metade do mês existe a possibilidade de uma nova massa de ar polar de maior intensidade e, com isso, a preocupação sobre um episódio de geada tardia que poderia trazer danos em lavouras do Sul do Brasil, particularmente do Rio Grande do Sul.

É importante enfatizar que dias de calor, alguns de calor intenso, são muito comuns no mês de setembro. O calor, entretanto, não deve ser a regra neste mês.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui