Sexta-feira de sol e calor pelo RS

Auréola vista ao redor no sol nesta quinta-feira é um fenômeno chamado halo. Instabilidade retorna no fim de semana para os gaúchos.


0
Foto: Ilustrativa

A sexta-feira será um dia ensolarado e de calor pelo Rio Grande do Sul. A temperatura estará agradável no Sul e no Leste gaúcho com calor à tarde no Oeste, Noroeste e Norte do Estado. Aquece mais no Noroeste, onde a região de Santa Rosa deve ter uma tarde de forte calor. Em Lajeado, a máxima chega a casa dos 30°C.

O fim de semana, reserva mudanças do tempo no território gaúcho com o retorno da chuva para parte do Estado. Áreas de instabilidade devem avançar no decorrer do sábado (17), e trazer chuva principalmente para a Metade Oeste gaúcha. Na análise da MetSul Meteorologia, a chuva deve ser irregular na distribuição. Em pontos isolados, as precipitações até podem ser temporariamente fortes com risco mesmo de temporais da tarde para a noite.

A instabilidade, ao longo do domingo (18), deve enfraquecer e perder ainda mais organização, o que fará da chuva muito irregular ao ponto de em grande número de locais sequer chover neste fim de semana.

Esta condição de chuva muito irregular preocupa porque já existem áreas do Rio Grande do Sul, especialmente do Noroeste e do Norte do Estado, com déficit hídrico e com dificuldades de plantio da safra de verão. Um novo evento de chuva muito irregular, sem precipitações amplas e volumosas, é previsto outubro, o que deve agravar a situação em diversos locais.

Halo solar no Rio Grande do Sul

Quem olhou o céu em Porto Alegre e outras cidades gaúchas na manhã desta quinta-feira (15), percebeu algo diferente: um círculo colorido em volta do sol. Trata-se do halo, fenômeno bastante comum e que às vezes, pela sua clareza e nitidez, encanta as pessoas. O nome do fenômeno é sinônimo de auréola.

O halo solar é um fenômeno óptico na atmosfera que ocorre na presença de nuvens do tipo Cirrostratus (CS) e Cirrus (Ci) com cristais de gelo. A forma e a orientação no céu dos cristais de gelo é que vão determinar o tipo de halo observado. A luz do sol acaba refletida e refratada ao atravessar pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui