Sexta semana seguida de bandeira vermelha para a região de Lajeado no mapa preliminar do Estado 

Com 1,55, Vale teve a melhor nota dos últimos 42 dias, próximo da bandeira laranja; ainda assim recebeu a sétima pior nota dentre as 21 regiões Covid do RS


2
Mapa preliminar foi divulgado no fim da tarde deste feriado (Foto: Governo do RS)

A região de Lajeado (formada pela maioria dos municípios do Vale do Taquari) foi classificada pela sexta semana seguida como bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (1º) na 35ª rodagem das bandeiras.

Lajeado teve a sétima pior nota dentre as 21 regiões Covid do RS, com 1,55. Ainda assim ficou muito próximo do 1,49 necessário para chegar a bandeira laranja. Foi a melhor nota da região nas últimas seis semanas. Na semana anterior, o Vale ficou com a pior nota do estado (2,15). A pior nota do Rio Grande do Sul nesta sexta foi pra região de Bagé que, com 2,05, voltou para a bandeira preta.

Como o mapa preliminar foi divulgado às 19h desta sexta, municípios e associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar podem fazer isso nas próximas 36h, até as 7h de domingo (3). A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) não entrou com recurso por conta de não haver grandes mudanças em relação ao que já é permitido através da cogestão.

A região de Lajeado apresentou melhora em dois indicadores que abrangem dados específicos da região, totalizando  um destes em avaliação de risco máxima (bandeira preta). Com a melhora no indicador de mudança da capacidade de atendimento da
Macrorregião dos Vales, houve redução da média ponderada final da região que se manteve dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor vermelha.

Dos 37 municípios da região, 17 (68.642 habitantes – 18,7% da região), podem adotar regras de bandeira laranja pela regra 0-0, quando o município não possui mortes nem internações por coronavírus nos últimos 14 dias.

Desde o dia 15, o Governo do Estado retomou a cogestão regional, que havia sido suspensa por 14 dias para permitir a adoção de protocolos de prevenção comuns no Estado e reduzir a contaminação por coronavírus.

Diferentemente das últimas semanas, o esporte amador voltou a ser permitido na região, desde que sejam respeitados protocolos sanitários como, por exemplo, intervalos maiores entre partidas. Em Lajeado, bares, restaurantes e similares podem agora fechar às 24h e não mais às 23h, como era o antigo limite.  

Números da Covid-19 na semana no Vale do Taquari  

Na semana de 25 a 31 de dezembro, utilizada na 35ª rodada do programa, o Vale do Taquari teve 693 casos e 12 mortes. No período anterior, de 18 a 24 dezembro, em que recebeu bandeira vermelha, foram 1.143 infectados e nove óbitos. Os números apontam uma queda de 40,6 % nos casos e aumento de 33,3 % nos óbitos.

Leitos de UTI

Dos 65 leitos de UTI disponíveis no Vale do Taquari, 48 (73,8%) estavam ocupados às 17h desta quinta-feira (31), quando a semana fecha para contabilização do Estado. Eram 21 pessoas em leitos de UTI geral (43,8%) – sem ligação com a Covid-19 – 20 com confirmação de coronavírus (41,7%) e sete com suspeita do vírus (14,6%). Na quinta-feira (24) anterior eram 51 intarnações (78,5%), sendo 23 com confirmação de coronavírus (45,1%), cinco com suspeita (9,8%) e 23 sem Covid-19 (45,1%).

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

2 Comentários

  1. multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com email marketing,sms,whatsapp
    marketing,facebook marketing,twitter marketing,sistemas
    visitas para seu site, promover sites marketing, youtube
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

  2. multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com email marketing,sms,whatsapp
    marketing,facebook marketing,twitter marketing,sistemas
    visitas para seu site, promover sites marketing, youtube
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: MktMidia
    Skype:MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui