Sicredi Integração: Atividades de intercooperação marcam encerramento do ano das cooperativas escolares

A ação ocorreu na sede da Associação de Funcionários da regional


0
Foto: Divulgação

Iniciado em 2019, o projeto das cooperativas escolares da Sicredi Integração RS/MG promove a formação e a vivência de um modelo cooperativo sustentável a estudantes do 6º ao 9º ano de quatro escolas municipais de Lajeado (Vida Nova, Guido Lermen, São João e Nova Viena) e, na última sexta-feira (3), reuniu os cerca de 110 cooperados para o 1º Coop Integração. A ação ocorreu na sede da Associação de Funcionários da regional e foi o primeiro encontro presencial de todos os grupos desde o início da pandemia, no qual os jovens foram divididos em equipes de formação aleatória para a realização de tarefas relacionadas à intercooperação.

De acordo com o coordenador pedagógico Everaldo Marini, o exercício também marcou o encerramento das atividades de 2021 e foi uma maneira de trabalhar, na prática, conceitos de liderança, comunidade, solidariedade, empreendedorismo social e trabalho em equipe.

Para a professora Ilaine Schmitt, da Escola Guido Lermen, a ação oportunizou aos estudantes novas vivências e amizades, que são aspectos importantes no processo de aprendizagem, além de construir o cenário ideal para o desenvolvimento de tudo que estudaram sobre cooperativismo durante o ano. “Foi um dia memorável”, resumiu.

Esse aprendizado, aliado à diversão, foi destacado por Gabriel de Miranda Fernandes (15), da Escola Vida Nova, que enalteceu a experiência de socialização, negociação e trabalho em grupo proporcionada não somente no encontro, mas em todas as atividades realizadas pelas cooperativas escolares. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui