Sidinei Eckert ‘lembra’ a importância do asfaltamento entre Arroio do Meio e Travesseiro em reunião com lideranças estaduais

Opinião, os bastidores da políticas e as notícias 'quentes' da região na coluna do Fabiano Conte


0
Da esquerda para a direita: diretor geral do DAER, Luciano Faustino; o ex-prefeito de Arroio do Meio Sidinei Eckert; e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella

Para lembrar
Sidinei Eckert, ex-prefeito de Arroio do Meio, esteve em audiência com o Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e com o Diretor Geral do DAER, Luciano Faustino. Sidinei aproveitou o encontro para “lembrar sobre a importância” do Estado atender as demandas de asfalto entre os municípios de Arroio do Meio e Capitão (pelo Vale do Arroio Grande), e Arroio do Meio e Travesseiro (por Forqueta e Cairu). Quem passa por estes trechos e especialmente moradores das comunidades lutam pelo asfaltamento há anos. O trecho até Travesseiro foi iniciado no governo Pedro Simon, há 30 anos. A “briga” pelo asfalto até Capitão tem muito mais tempo do que a própria existência do município. Nos bastidores se escuta que o Governador deve anunciar o Plano de Obras em junho ou julho, para 2021 e 2022. É torcer para estas vias serem contempladas.


Aquece na economia
Cerca de mil funcionários irão atuar nas obras de duplicação da BR-386, entre Lajeado e Marques de Souza. O número de trabalhadores compreende, principalmente, empregados da Eurovias, empresa contratada pela CCR ViaSul para a operacionalização da obra. A empresa escolheu Marques de Souza para instalar sua sede durante as obras. E isto já está mexendo com a economia local. Conforme o prefeito Fábio Mertz “há muitos apartamentos e casas alugadas. Se alguém quer alugar algo em Marques não encontra mais”. Mas não é somente Marques que terá frutos com as obras da duplicação. Além de Marques, a empresa buscou trabalhadores de Travesseiro, Forquetinha, Pouso Novo e os “especializados” vindos de outros estados. Para a obra ter início é necessário a CCR ViaSul receber do IBAMA a Autorização de Supressão Ambiental (ASV) o que deverá acontecer nos próximos dias.


Novas opções
Toda comunidade de Marques de Souza vibra com a duplicação da BR-386. O prefeito acredita que será uma ‘mola propulsora’ para trazer novas empresas, negócios, empreendimentos e investidores. Além de atração em empresas, Marques aposta em novos moradores. Terrenos ou imóveis são mais acessíveis, sem falar de um custo menor para manter a família, em um lugar tranquilo e que fica perto de um centro urbano que é Lajeado, a menos de 20 minutos de distância com a pista duplicada.


CURTAS:
** Continuo com o mesmo pensamento. O governo gaúcho se perdeu no enfrentamento à pandemia. Agora quer que os municípios façam tudo diferente do que foi feito durante mais de 400 dias. E as ações alicerçadas na ciência, para onde foram?
** Conforme a Federação Internacional de Jornalistas, houve “impulso positivo” na imagem da China no último ano em mais da metade de países, mesmo sabendo que foi de lá que saíram os primeiros casos de coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui