Simulado de enchentes deve ocorrer em novembro com Defesas Civis da região

Grupo esteve reunido em mais um encontro na tarde desta quinta-feira (07) para trocar informações sobre os seus planos de contingências


0
Representantes de Defesas Civis da região estiveram no encontro (Foto: Caroline Silva)

Representantes das Defesas Civis da microrregião do Vale do Taquari estiveram reunidos em mais um encontro na prefeitura de Lajeado nesta quinta-feira (7). Desta vez, os profissionais apresentaram seus planos de contingências para casos de inundações. Essa foi mais uma etapa de preparação para o simulado de mesa que deve acontecer no dia 11 de novembro.

O coordenador do departamento de trânsito, Vinicius Renner, explica que é preciso da ajuda mútua. “Para que a gente possa construir o mesmo padrão de excelência, precisamos da ajuda mútua e troca de informações, não só da tecnologia mas do acompanhamento local”, comenta.

Reunião ocorreu no salão de eventos da prefeitura de Lajeado (Foto: Caroline Silva)

Renner diz defender o uso da tecnologia nesses eventos adversos, mas acredita fortemente no conhecimento que cada cidade possui. “As vezes quando mais precisamos a tecnologia sai do ar, a gente precisa ter a pessoa nos pontos”, analisa.

O coordenador ainda esclarece que o simulado deve identificar os pontos fortes e fracos de cada município. “O município vai ser demandado em cima de algumas situações que serão decididas pelo coordenador daquele momento. Todos os municípios têm seus pontos fortes e fracos, inclusive Lajeado”, observa.

O evento-teste terá apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Inclusive, o titular da pasta federal, o Coronel Alexandre Lucas Alves, confirmou presença no encontro.

Também participaram da reunião o secretário da Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o assessor parlamentar lajeadense Douglas Sandri, e os representantes das Defesas Civis de municípios da região, como Arroio do Meio, Marques de Souza, Muçum, Roca Sales, Estrela e Venâncio Aires.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui