Sistema 3As: “O governador lavou as mãos”

Opinião, as notícias 'quentes' da região e os bastidores da política na coluna do Fabiano Conte


1
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/Divulgação / Ilustrativa

Ao mudar o sistema de controle de distanciamento no Estado, o governador Eduardo Leite argumentou que o “nosso principal objetivo é tornar a gestão da pandemia mais simplificada, sem engessar comunicados e sem fórmulas matemáticas”. Na verdade, o Governo criou o sistema dos 3As porque o das bandeiras estava desacreditado. Além disto, agora, ele coloca no colo dos prefeitos a responsabilidade maior. Caberá sempre às prefeituras e associações regionais a decisão do que pode ou não pode. Como resumiu bem o presidente da Famurs, Maneco Hassen, “o governador lavou as mãos e empurrou aos prefeitos toda responsabilidade”. Resta saber se os gestores municipais vão querer assumir o ônus das decisões.


No centro do poder
Em Brasília nesta semana para assinatura das obras da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza, o prefeito Marcelo Caumo aproveitou para novos contatos com ministros. Por intermédio do senador Luis Carlos Heinze, Caumo pode conversar com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O prefeito aproveitou a ocasião para agradecer o empenho da Ministra na retomada das exportações à China. “A economia de Lajeado está diretamente ligada com a comercialização de proteína animal para o país asiático e a sua intervenção nesse processo foi de extrema importância para nossa cidade”, destacou Marcelo.


CURTAS:
** Cinco secretários de estado e mais o presidente da Assembleia Legislativa confirmaram presença em solenidades que marcam os 145 anos de Estrela, nesta quinta-feira, dia 20. O ato principal será a inauguração do Memorial de Estrela. Sinal de prestígio ao prefeito Elmar Schneider.
** O Palácio Piratini celebrou 100 anos nesta semana. A sede do Governo do Estado, desde então, abriga seus governadores e é palco das principais decisões do RS.
** O Parque Princesa do Vale, carinhosamente conhecido por Parcão, completou 25 anos de inauguração no dia 18 (terça-feira). O parque é um dos principais pontos de encontro e de atividades de lazer de Estrela.
** A gaúcha Júlia Gama fala cinco idiomas, é gentil, educada, inteligente e bonita. Ficou em segundo lugar no Miss Universo deste ano. Teve pouca mídia e certamente poucos novos seguidores nas redes sociais. Mas se Júlia fosse ao BBB, explodiria em aparições e likes. Inversão de valorização.

1 comentário

  1. Com relação ao Sistema 3As, realmente o governador colocou uma maior responsabilidade nas mãos dos gestores municipais. mas não abriu mão de intervir nos casos em que estes venham a agir de modo contrário aos protocolos de controle da pandemia. Acredito acertada a decisão pois no sistema anterior, o de bandeiras, muitos gestores se posicionavam em oposição as medidas protocolares tomadas pelo poder central do Estado, ficando em posição cômoda, lavando as mãos, em dando certo calavam-se em dando errado mantinha as críticas as decisões tomadas pelo Governador e sua equipe, jogando para a plateia, agora são responsáveis diretos pela efetividade do controle da pandemia, tem parâmetros balizando as decisões a serem tomadas colherão tanto o bonus como o onus e não poderão mais ficar de camarote apenas jogando para a plateia e ainda sujeitos a intervenção do poder central do Estado caso venham a ser irresponsáveis. Acertada a medida do poder central do Estado. Todos tem que ser responsáveis, agora tem liberdade, dentro dos limites protocolares de controle, e terão que tomar as medidas antipopulares, quando se fizer necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui