Com o trânsito lento ou congestionado em rodovias, é comum veículos superaquecerem seus motores. No Troca de Ideias desta quinta-feira (7), o proprietário da Quinta Roda, Felipe Bergmann, deu dicas sobre como os motoristas devem proceder para evitar essa situação.
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Conforme ele, o problema mais corriqueiro no “arranca e para” é o superaquecimento do motor. Bergmann explica que o motor tolera temperatura de 80 a 100 graus. No momento que o motor aquece, ele compromete outros outros do veículo. O óleo esquenta e aumenta a possibilidade de vazamentos.
Quando o motor esquenta, o mecânico indica desligar o carro e esperar esfriar por cerca 15 minutos. Se o automóvel tiver ar-condicionado, trafegar com ele ligado também ajuda no processo de resfriamento. Bergmann diz que esses procedimentos são “a única maneira de tu evitar uma despesa maior”.
O proprietário da Quinta Rodas sugere a realização de manutenção preventiva do sistema de arrefecimento (conferir mangueira, trocar água, ver se válvula termostática está funcionando). “Se esse sistema estiver limpo, a possibilidade de dar um superaquecimento cai quase a zero”, afirma.
“A manutenção preventiva é sempre mais barata e evita situações desconfortáveis de ficar parado no meio do transito”, observa.