“Só o bairrismo não sustenta mais os negócios daqui”, diz um dos responsáveis por pesquisa que traçou o comportamento de consumo no Vale do Taquari

Estudo "Marcas & Relevância 2021" foi realizado pela Morama Branding, empresa especializada em planejamento estratégico de Branding


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Pâmela Faleiro e Pedro Carlessi, sócios-fundadores da Morama Branding (Foto: Rodrigo Gallas)

“Só o bairrismo não sustenta mais os negócios daqui. A gente tem que prestar atenção no valor da nossa marca, do nosso serviço. Estamos competindo o tempo todo com empresas do mundo inteiro. O consumidor vai comparar”, diz um dos sócios-fundadores da Morama Branding, Pedro Carlessi. O escritório é o responsável pela 1ª edição da pesquisa qualitativa “Marcas & Relevância 2021 – Um olhar em profundidade para o consumidor do Vale do Taquari”. Além de realizar estudos, a empresa é especializada em traçar o planejamento estratégico de Branding.

A sócia-fundadora da Morama Branding, Pâmela Faleiro, converge a fala de Carlessi ao pontuar que “aquela questão que tínhamos enraizada do bairrismo [..], não para em pé sozinha. A gente precisa mostrar porque é legal comprar nosso produto. O que temos de diferente das outras marcas, e como contribuímos com a comunidade.”


ouça a entrevista

 


 

Segundo Pâmela, percebeu-se que a maioria das pessoas até mostram interesse inicial ao comércio local. No entanto, se no primeiro contato a marca não agradar o consumidor, ele partirá para outra empresa, podendo ser de fora.

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Em três meses de pesquisa, 30 pessoas foram entrevistadas, na faixa etária de 25 a 65 anos, responsáveis pelas compras da família ou pelas suas próprias compras. Por meio de conversas e análise em profundidade, foi possível assegurar as respostas mais assertivas para tomada de decisão, resultando em subsídios para empresas que buscam se tornar cada vez mais relevantes na região.

Motivação para o estudo

“Em 2020, percebemos que em um momento tão crítico era fundamental ouvir as pessoas. Conversamos com diversos empresários e sentimos a necessidade de também ouvir o consumidor, as informações sobre eles eram muito vagas. Queríamos trazer significado para suas escolhas, compreendendo porque compram e porque não compram. Quais seriam esses por quês?”, menciona Pâmela.

O que se pode esperar do consumidor?

Conforme Pâmela, a partir da pesquisa, as marcas poderão olhar para pontos práticos do dia a dia dos entrevistados e encontrar recomendações para agir a partir deles.

“O que importa para o consumidor da região está alicerçado na essência das marcas e dos negócios, em suas pessoas. Isso vem ao encontro do que a Morama também acredita: são as relações e significados que iluminam o caminho.”

Apresentação do estudo na reunião-almoço

Os resultados da pesquisa serão apresentados, nesta quinta-feira (30), em reunião-almoço no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), uma das entidades realizadoras do evento.

Junto à Acil, são promotores da atividade o Sindilojas Vale do Taquari e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Lajeado). Reunindo dados inéditos, os empresários e pesquisadores buscam responder à questão “O que importa para o consumidor do Vale do Taquari?”

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do link: https://reuniaoalmococomamoramabranding.eventize.com.br/

 

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