Sobe para nove o número de funcionários de laboratórios da Univates que testaram positivo para coronavírus

Instituição irá higienizar e isolar o espaço por 14 dias. O Unianálises fica a mais de 500 metros do Laboratório de Análises Clínicas, onde são feitas as testagens para Covid-19.


0
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação / Univates)

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) confirmou nove casos positivos de Covid-19. Inicialmente, na quinta-feira (31), seis profissionais que atuam nos laboratórios do Unianálises testaram positivo.

Após verificação de sintomas característicos de alguns profissionais, a instituição oportunizou aos outros 64 técnico-administrativos que fizessem os testes para Covid-19.

Os resultados desses novos exames foram conhecidos no início da noite desta sexta-feira (1°). Mais três profissionais testaram positivo e 59 deram negativo. Dois exames tiveram resultado inconclusivo e serão refeitos. De acordo com a assessoria de imprensa da Univates, todas as pessoas infectadas passam bem e a maioria está assintomática.

Os laboratórios ficam localizados no Prédio 5 do campus, que prestam serviços analíticos de certificação e controle de qualidade. Eles não têm relação com os laboratórios onde são feitos os testes para Covid-19.

Todos os casos positivos foram imediatamente comunicados e os funcionários receberam orientações para permanecerem rigorosamente em isolamento sendo que, nesse período, terão toda a assistência da Instituição.

Logo após os primeiros resultados, os demais funcionários do setor foram notificados para que permanecessem em quarentena seguindo todas as recomendações de isolamento, conforme o padrão do Ministério da Saúde e da OMS.

Pelo tipo de atividade, os funcionários do Unianálises utilizam, em tempo integral, todos os EPIs como máscaras, luvas, jalecos recomendados pelas autoridades sanitárias. No momento, está sendo realizado o rastreamento de todas as pessoas com quem os casos positivos possam ter tido contato para que também sejam testados pela Univates.

O espaço dos laboratórios será totalmente higienizado e ficará sem atividades e de quarentena até o final da primeira quinzena de maio. Segundo a Univates, os laboratórios do Unianálises são essenciais para a manutenção da cadeia produtiva na área do agronegócio e afins, certificando a qualidade dos produtos alimentares destas indústrias.

Todos esses exames foram feitos por outro laboratório da Univates , o Laboratório de Análises Clínicas (LAC), localizado a mais de 500 metros do Unianálises, no Prédio 16, ao lado do Complexo Esportivo. O LAC continuará realizando os testes de Covid-19 sem nenhuma interrupção.

Esse laboratório está realizando continuamente inúmeros testes para hospitais, prefeituras e autoridades da área da saúde de todo o Vale do Taquari e de outras regiões próximas.

Segundo nota da reitoria da Univates, desde o início da pandemia a universidade tem buscado proteger seus alunos, professores, funcionários e a comunidade da melhor maneira possível, seguindo todos os cuidados e recomendações ditadas pelas autoridades sanitárias.

Diz também que a Univates tem sido protagonista em iniciativas de prevenção e auxílio à rede de saúde em diferentes frentes. “Mais uma vez, reiteramos a necessidade de cuidados, uso de máscara, higienização correta e distanciamento social”, conclui. AI/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui