Sol segue marcando os dias dos gaúchos

Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do RS alerta para nova estiagem.


0
Foto: Rodrigo Gallas

A quarta-feira será mais um dia ensolarado pelo Rio Grande do Sul, entretanto em algumas áreas devem ocorrer períodos de maior nebulosidade, conforme a MetSul Meteorologia. Ar mais quente chega ao Estado com chance de chuva durante a segunda metade do dia em pontos do Oeste, do Noroeste e do Norte do RS.

O dia começou com temperatura amena e aquece mais à tarde com as máximas mais altas outra vez no Noroeste. Em Lajeado, o dia de sol e nuvens terá máxima de 27°C.

Amanhã, quinta-feira (15), não se descarta a formação de nevoeiro ao amanhecer. Porém, no decorrer do período o sol aparece entre nuvens no Vale do Taquari. As temperaturas ficam na casa dos 26ºC.

Na sexta-feira (16), as condições do tempo pouco mudam, será mais um dia de sol, sendo que, nas primeiras horas do dia, pode ocorrer a formação de nevoeiro localizado. A tarde será quente de 30ºC.

La Niña pode provocar nova estiagem no Rio Grande do Sul

O boletim mais recente do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do RS (Copaaergs), apresenta a tendência de haver menor quantidade de chuvas e temperaturas mais elevadas entre novembro de 2020 e março de 2021.

Durante a primavera e verão, há risco de estiagem em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com maior intensidade em novembro deste ano. O motivo é o fenômeno natural La Niña, que pode reduzir chuvas e aumentar a temperatura do ar.

Em razão disto, recomenda-se o monitoramento de recursos hídricos, mesmo em regiões onde, nos últimos meses, houve chuvas acima da média. O documento também listou uma série de orientações técnicas para as culturas do período.

Fonte: MetSul/Agrolink/Onacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui