“Somos a única escola que atende crianças de zero a cinco anos”, destaca diretora do Colégio Madre Bárbara

Atenta ao desenvolvimento pedagógico e tecnológico, a escola completa 125 anos neste domingo (30). Confira também os quadros "Estilo", "Na Cozinha" e "Papos Com Quem Sabe"


0
Aline Silva recebe a diretora CMB, Maria Elena Jacque, na bancada do Papos de Mulher (Foto: Rodrigo Gallas)

Um dos mais tradicionais educandários do Vale do Taquari, o Colégio Madre Bárbara (CMB) de Lajeado, integrante da rede Imaculado Coração de Maria (ICM), completa 125 anos neste domingo (30). Atenta ao desenvolvimento pedagógico e tecnológico, a escola celebra o aumento do número de alunos, mesmo em meio à pandemia.

Segundo a diretora do CMB, Maria Elena Jacques, a escola teve um aumento de 238 alunos em 2021. No total, são 1.144 estudantes matriculados. “Isso nos mostra que o nosso jeito de gestar e dialogar com a comunidade escolar está tendo um retorno muito positivo.”

Fator importante no acréscimo de alunos é o oferecimento da Educação Infantil para crianças a partir de zero meses. “Somos a única escola que atende crianças de zero a cinco anos. As demais escolas começam com quatro meses. Nós já tivemos crianças de dois meses. Também pensamos nos profissionais autônomos, que às vezes, não tem como fazer quatro meses de férias”, diz a diretora.

Outro diferencial importante na Educação Infantil é a proposta pedagógica, que trabalha competências, habilidades e os interesses da criança. Inaugurada em agosto de 2015, atualmente conta com 29 turmas e 320 alunos nesta faixa etária. A diretora pontua que o CMB tem como objetivo acolher os alunos durante toda jornada de ensino até, pelo menos, os seus 16 anos. “A ideia também é fidelizar o aluno durante toda sua trajetória escolar”, pontua.

Assista ao programa na íntegra 

Ela diz que o sistema de ensino, chamado de poliedro, a formação e qualificação continuada de professores têm fortalecido o ensino, com os professores adaptados a nova realidade por meio de plataformas tecnológicas “de ponta”.

As aulas retornam de forma integral para todos os anos até o dia 16 de fevereiro. O Colégio Madre Bárbara localiza-se na Rua Júlio May, no Centro da cidade.

A celebração dos 125 anos

Como o dia do aniversário, 30 de janeiro, cai em um domingo, as festividades na escola serão realizadas na segunda-feira (31), com a presença de alunos. Neste mesmo dia, ocorre o retorno à escola da Educação Infantil. “Vamos fazer uma receptividade para as pessoas que nos procurarem no Made Bárbara, oferecendo coquetel e café para trazer presente esta grande data. Para nós, 125 anos, é uma boa caminhada de reconhecimento que temos na região”, enaltece a diretora.

Ela lembra que o aniversário de 131 anos de Lajeado ocorreu na última quarta-feira (26). Neste sentido, diz que município e CMB caminharam juntos em direção ao progresso. “Parabéns a todos os lajeadenses por esta data tão importante.”

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br


 

DNW tem condições especiais nos edifícios Alberto Müller e AT90 na Construmóbil
Psicóloga Carine Bernhard

Papos Com Quem Sabe

O quadro Papos Com Quem Sabe deste sábado (29) é com a psicóloga Carine Bernhard Duarte, especialista em psicologia clínica e terapia sistêmica.

Ela fala sobre a confiança neste ano que se inicia, característica que está em todas relações.

Ouça!


Consultor Douglas Petry (Foto: Divulgação)

Estilo, por Douglas Petry

Moda, arte, decoração, estilo e bom gosto são pautas para o consultor Douglas Petry no quadro “Estilo”.

Neste sábado (29), a pauta é: a praticidade de estar sempre com uma roupa básica.

Ouça!


Na Cozinha: Mousse de chocolate (sem ovos)

Foto: Daniel Bortolini

Ingredientes:
1 caixa de creme de leite
1/2 caixa de leite condensado
200 gramas de chocolate meio-amargo

Preparo:
Coloque o creme de leite em um bowl e leve ao congelador por cerca de 30 minutos.
Bata esse creme de leite na batedeira por 10 minutos. Você vai perceber que ele aumenta seu volume consideravelmente.

Derreta o chocolate picado em banho maria. Misture o leite condensado no chocolate derretido e, após essa mistura pronta, junte o creme de leite.

Misture de forma suave até formar um creme homogêneo.

Disponha em potinhos de sobremesa e leve à geladeira até ficar bem firme. Se quiser, decore com raspas de chocolate.


ouça o quadro

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui