“Somos, sim, uma região diferenciada”, avalia superintendente da Certel

Cooperativa registra crescimento nos segmentos de varejo, geração e distribuição de energia neste ano.


0
Arte de Empreender

Ricardo Brunetto, apresentador do “Arte de Empreender”, recebeu na bancada do programa neste sábado (26) o superintendente da Certel, Ilvo Edgar Poersch. Em pauta, as atividades da cooperativa neste ano, marcado pela pandemia de coronavírus. “Apanhamos, talvez mais psicologicamente do que na efetividade dos nossos trabalhos”, relembra.

Apesar do momento difícil, a Certel registra um ano positivo em seus negócios. Poersch relata crescimento nas áreas de varejo, geração e distribuição de energia, na comparação com o ano passado.

O superintendente credita isso às características da região. “Nós temos uma indústria muito variada, uma agroindústria muito potente e forte, e o nível de emprego não foi tão abalado”, observa. Ele também valoriza o alinhamento das forças políticas da região no combate à pandemia.

ouça a entrevista

 


Por que alguns profissionais são capazes de provocar mudanças em nós?

com Tamara Bischoff

Minha alimentação é relativamente saudável, mantenho o peso controlado, mas percebo que poderia melhorar em alguns aspectos. Com a quantidade de informação que se tem disponível, já sei exatamente o que deveria comer e o que evitar, mas nem sempre consigo. Porém, minha convicção me diz que eu conseguiria se fizesse um tratamento com um médico da área nutricional que sigo no Instagram e que passei a admirar. Acredito que ele faria com que eu mudasse de hábitos pra valer. Mas por que não consigo sozinha? Fiquei pensando a respeito disso, do fato de que muitas vezes precisamos que um outro nos diga algo, nos dê a mão e nos acompanhe em nossas empreitadas da vida.


ouça o quadro “postura profissional”

 


Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

A questão é que queremos alguém que se preocupe conosco, que se implique com nossas necessidades e desejos; em resumo, queremos ser amados, essa é e sempre será nossa maior demanda, ainda que ela possa se mostrar disfarçada em comportamentos de extrema autoconfiança. Então, se eu vejo um médico que parece muito empenhado em ajudar seus pacientes, isso me leva a crer, mesmo que inconscientemente, que ele pode cuidar de mim e me ajudar a alcançar minha meta. Queremos alguma garantia de que ali, naquele espaço de tempo, de uma consulta, por exemplo, receberemos atenção, nos sentiremos únicos, algo semelhante ao que experimentamos nos primeiros anos de nossa vida com as figuras materna e paterna.

É por isso que na hora de escolher um profissional para me prestar um serviço, a indicação de alguém nem sempre apontará o melhor caminho para mim. O que é bom para uns, pode não ser para outros. Porque para além das questões básicas exigidas em todas as profissões (aquilo que está escrito no código de ética), a maneira de ser, o jeito de escutar e de falar, o modo de cuidar envolve muitas questões singulares, difíceis de explicar, mas possíveis de sentir.

Dois mil e vinte e um nos exigirá muitos cuidados, para conosco e com os outros. Que possamos oferecer e receber mais do que produtos e serviços, mas todo o amor que este momento da humanidade nos solicita.


Profissionais e empresas devem basear suas carreiras e negócios em um propósito

com Liane Klein

O ano de 2020 foi desafiador para todos nós, foi um ano de muito aprendizado, de reinvenção, de descobrir capacidades que nem sabíamos ter. Ano de superar dificuldades, de resiliência, de inovação para vencer a crise, de muita colaboração, de empatia e tudo isso nos fortaleceu e deixou mais preparados para enfrentar 2021.


ouça o quadro “espaço sebrae”

 


Muitas empresas saíram do presencial e foram para home office, outras atuaram com tele entrega, outras começaram a vender através dos canais digitais. Momentos como o que estamos vivendo requerem cuidado com aqueles que aceitaram o desafio de uma nova forma de trabalhar, com muitas incertezas, demandas redobradas e que, literalmente, abriram as portas de seus lares para levar o trabalho para casa.

Liane Klein, gerente regional do Sebrae

É preciso ressaltar que as pessoas foram essenciais, pessoas se conectam com pessoas, mais do que com marcas. Portanto é importante acreditar na sua equipe, na capacidade de entrega de cada um fomentando a reinvenção.

Por isso que uma das mais importantes competências que profissionais e empresas precisam desenvolver hoje é basear suas carreiras e seus negócios em um propósito. Um propósito verdadeiro atrai talentos e são os talentos que levarão você para a frente.

Você sabe qual é o seu propósito? Lembre-se que o propósito da empresa olha para dentro dessa, para o ambiente interno, e consolida a ideologia, os valores e a cultura organizacional. É, portanto, a essência do negócio.

Agora chega a hora de comemorar, celebrar a vida, as conquistas do ano, agradecer a Deus pelo aprendizado e pedir forças para continuar nossa jornada.

Desejo um excelente ano novo a todos os ouvintes, que tenham muita saúde e realizações!!

Ótimo final de semana!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui