“Sonho realizado”: com apoio da comunidade, menina portadora de paralisia cerebral realiza festa de 15 anos

Após ter o sonho divulgado pela Rádio Independente, a comemoração do aniversário de Amanda de Azevedo Blau ocorreu no centro de eventos Garden Haus, no último sábado (13).


0
Foto: Caroline Silva

Em uma noite repleta de lágrimas e sorrisos, ocorreu no último sábado (13) a tão sonhada festa de 15 anos da Amanda de Azevedo de Blau, na casa de eventos Garden Haus. A menina moradora do Bairro Navegantes, de Arroio do Meio, além de ser portadora de paralisia cerebral, possuindo dificuldades principalmente para falar e se locomover, também teve sua residência atingida pela enchente histórica de 2020, história contada pela Rádio Independente no fim do mês de janeiro. Na oportunidade, a família de Amanda relatou à reportagem que, após tanta batalha para sobreviver, o seu maior sonho era festejar seus quinze anos, completos no dia 8 de fevereiro. Uma das madrinhas da menina, Magali Azevedo, contou um pouco do seu desenvolvimento:

“Eu acompanhei o nascimento, o que a Amanda passou quando nasceu, no parto. Depois ainda fui buscar ela na UTI. Achamos que a gente não iria dar conta de cuidar dela, pelo que os médicos diziam, que era 1% de chance de vida e qualquer coisa ela podia vir a morrer. Mas no fim ela surpreendeu todo mundo. Na verdade, a cada dia a Amanda nos surpreende e dá uma lição na gente. Aprendemos pois ela nunca está triste. Está sempre sorrindo, feliz, com alto astral. Por pior que seja a deficiência dela, está sempre sorrindo”, comentou.

Após o intermédio da emissora, o casal Vanderlei e Patrícia Kolling, proprietários da Garden Haus – Centro de Eventos, de Lajeado, se solidarizou com o desejo da menina, e decidiu ceder a estrutura da casa de festas e se comprometer com os demais serviços necessários para a realização do cerimonial , como a recepção, decoração, buffet, fotografia, filmagem e mesa de doces. Além disso, também fizeram parte da noite outras diversas atrações, como a animação com palhaços e robô de LED, cabine de fotos instantâneas, e iluminação e sonorização com DJ, para que tudo ocorresse da maneira mais especial possível.

Questionados sobre o motivo de resolver investir na realização do evento, avaliado em torno de R$45 mil, mesmo após meses parados em virtude da pandemia, o casal relatou que, assim como seu grupo de parceiros, acreditam que a empatia e a compaixão pelo próximo fez com que a questão financeira não impossibilitasse a realização desse sonho.

“Eu acho que o que mais me tocou hoje, foi ver que existem pessoas com mais dificuldades que a gente. Nós vimos a situação da Amanda que, mesmo totalmente limitada, passa uma alegria e mostra que a vida vale a pena. Isso foi o ponto principal de motivação para fazer a festa dela. Esse foi um ano difícil para o pessoal que trabalha com eventos, mas eu tinha certeza que se eu lançasse esses desafios, eles seriam aceitos. Um sozinho não conseguiria fazer nada, pois estamos parados desde março e agora que começamos a retomar. Mesmo assim, ninguém cobrou um centavo”, destacou Vanderlei. “Desde o primeiro dia de vida a Amanda vem passando por dificuldades, então a nossa motivação foi realizar o sonho dela em cima dessa luta. Isso aqui foi apenas mais uma vitória que ela conquistou, de muitas que virão ainda”, ele acrescentou.

“Eu sempre digo que a Garden veio para Lajeado para ser uma fábrica de sonhos. Então a gente não teria como ficar fora dessa festa, pois era o sonho da Amanda. Como aqui é uma fábrica, nós concretizamos o sonho dela. Quero deixar um agradecimento para todos que abraçaram juntos e não mediram esforços. Cada um ofereceu o que tem de melhor”, Patrícia frisou.

A celebração contou com a presença de cerca 60 convidados, entre familiares e amigos, que na chegada já foram recepcionados com um animador utilizando pernas de pau. Em meio a uma linda decoração, com direito a muitas flores e um balanço, Amanda entrou no salão em sua cadeira de rodas conduzida pelos seus pais, usando uma brilhosa coroa e um longo vestido.

Logo na sequência, os anfitriões Vanderlei e Patrícia deram início a cerimônia, através de depoimentos emocionantes de algumas pessoas queridas. Após as homenagens, foram servidos o jantar e a sobremesa, tudo organizado dentro dos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias.

Mesmo com dificuldades para se comunicar verbalmente, Amanda deixou visível seu sentimento de alegria e gratidão. A mãe da menina, Cláudia de Azevedo, ressaltou que a festa superou todas as expectativas da família.

“Não tenho palavras para agradecer a Rádio Independente e todos que ajudaram na parceria com a Garden Haus para fazer essa festa para a Amanda. Era o sonho dela. Nos último dias a Amanda nem estava dormindo direito. Hoje, então, ela acordou muito feliz e nem quis comer direto, tamanha a emoção para estar aqui. Foi muito emocionante todo o dia de hoje”, relatou emocionada.

Ainda para completar a noite de “princesa”, Amanda e Daniel Luís Tietz, coreógrafo e professor da My Way Cia de Danças de Salão, dançaram a tradicional valsa, momento que ficará para sempre marcado na memória de todos os presentes e no coração da menina.

Assista ao vídeo

 

 

Parceiros do evento

-Família Garden Haus (Max, Julia e Michel)
-Cerimonialistas Garden Haus (Vanderlei e Patrícia)
-André Flores e Decorações
-VR Eventos
-Festa na Kbine
-Excelence Garçons
-Osvaldo Moreira Fotografias
-Retrô Animações (Perna de Pau e Robô de LED)
-My Way Escola de Dança (Ale e Dani)
-Dessuras (Doces)
-Ieda Weissman (recepção)
-DJ Maurinho

Abençoadores:
-Gabriela Hautrive (repórter e apresentadora do Grupo Independente)
-Divine Moda Festa (Aluguel do vestido)
-Anelise (Torta)
-Knecht Estúdio Digital (Book Externo e Cobertura Fotográfica do evento)
-Cíntia (Maquiagem)
-Ka Machado (Cabelo)
Convidados de honra:
-Lauro Kolling e Glaci
– Pastor Daniel e Pastora Adriana

Texto: Maria Eduarda Ferrari
producao@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui