SpaceX tenta resolver problema de cabine espacial: a urina dos astronautas vaza, bate em ventiladores e se acumula sob o piso

Em um voo feito em setembro, que levou um bilionário para o espaço, a urina dos astronautas bateu no ventilador


0
Tripulantes esperam para sair da nave da SpaceX depois do pouso (Foto: Reprodução)

A SpaceX, a empresa de exploração espacial de Elon Musk, precisa resolver problemas ligados ao banheiro da cápsula onde os astronautas viajam antes de fazer um novo lançamento: garantir que a urina não vai vazar novamente.

A empresa e a Nasa, a agência espacial americana, querem se certificar que não haverá vazamentos no banheiro antes do lançamento previsto para o próximo domingo (31), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Em um voo no mês passado, um tubo se desconectou, e urina atingiu o ventilador e se acumulou abaixo do piso, disse o vice-presidente da SpaceX, William Gerstenmaier, que já trabalhou na Nasa.

A cápsula que deve ser lançada no próximo domingo apresentou um problema semelhante. Para resolver o problema rapidamente, a SpaceX soldou o tubo por onde passa a urina, mas a Nasa ainda não avaliou essa solução.

O comandante do voo, astronauta Raja Chari, da Nasa, disse que ele tem confiança nos consertos. A SpaceX foi diligente para resolver o problema, ele afirmou, e há centenas de pessoas que trabalham para garantir a segurança dos astronautas.

Cápsula que está em órbita

Há uma cápsula da SpaceX no espaço, mas nesse veículo não houve muito acúmulo de urina abaixo do piso —o problema maior foi na cápsula que circulou o planeta por três dias em setembro (nesse voo, um dos passageiros era o bilionário Jared Isaacman).

A empresa está fazendo testes para garantir que a urina não vai danificou a cápsula durante os últimos seis meses, disse Gerstenmaier —um dano estrutural poderia colocar a vida dos astronautas em risco.

Esse será o quarto lançamento da SpaceX com astronautas da Nasa, e o quinto tripulado.

A Nasa fez parcerias com a SpaceX e com a Boeing para transportar equipe para a estação espacial (em 2011, a agência espacial dos EUA aposentou sua frota e, nos anos seguintes, os americanos pegavam caronas em cápsulas espaciais russas).

A Boeing ainda não fez nenhum lançamento —a empresa está com problemas em válvulas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui