STR de Lajeado realiza programação festiva no supermercado da matriz neste sábado

O dia contará com apresentação do programa Caravana Sertaneja da Tropical FM, degustação de produtos, animação de banda e promoções especiais


0
STR terá programação especial neste sábado (Foto: Elisangela Favaretto)

No dia 1º de julho, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado completou 59 anos e, em 5 de julho, a loja da matriz fez 31 anos. Para comemorar os aniversários, neste sábado (16), será realizada uma programação especial na loja da matriz, que é o supermercado de Lajeado.

O dia contará com apresentação do programa Caravana Sertaneja da Tropical FM, degustação de produtos, animação de banda e promoções especiais. “Pensamos em celebrar o aniversário da loja e, para isso, organizamos cinco eventos. A primeira comemoração foi em 16 de maio em Forquetinha; neste sábado faremos aqui em Lajeado; no dia 20 de agosto será em Marques de Souza; no dia 3 de setembro em Santa Clara do Sul e no dia 10 de dezembro em Estrela”, detalha o presidente do STR, Lauro Baum.

Presidente do STR (Foto: Elisangela Favaretto)

O presidente relata que a entidade já garantiu muitas conquistas para os produtores. “O STR iniciou com as necessidades que os nossos produtores tinham na época. As principais conquistas foram as aposentadorias e a valorização do trabalho da mulher, porque até então, a mulher rural não tinha os mesmos direitos da urbana.

Além disso, temos o Pronaf e fizemos um trabalho muito forte na área da habitação, com mais 250 obras, entre casas novas e reformas, intermediadas pelo Governo. Assim conseguimos dar mais qualidade de vida para o agricultor”, relata.

Conforme o presidente, no STR todos os serviços para os associados são prestados de forma gratuita. Entre as ações está o encaminhamento de aposentadorias, talões de produtor, GTRs e acompanhamento da Nota Fiscal Eletrônica.

A entidade conta com mais de 1000 associados. A base está em Lajeado, mas tem extensões em Marques de Souza, Forquetinha e Canudos do Vale. Na área comercial, também tem atuação em Santa Clara do Sul e Estrela, mas sem associados.

Expansão

O STR adquiriu as instalações do Sesi, que estão ao lado do supermercado de Lajeado e, além disso, uma área de terra no Bairro Conventos, onde deve ser construído um supermercado. “Adquirimos uma área, onde funcionava o campo de futebol do Clube dos 30, mais conhecido como Juventude de Conventos. Temos uma projeção de aumento da população no bairro, que fica próximo de outras cidades. Além disso, o deslocamento para o Centro de Lajeado está difícil”, relata o presidente, que ainda comenta que não tem previsão para o início das obras. “A nossa ideia é ampliar a área comercial, mas dentro das nossas possibilidades. A turbulência da economia, a pandemia e as estiagens deixaram reflexos como a falta de mercadorias e o aumento de preços, com isso o poder aquisitivo da população reduziu bastante e por isso temos que ter cautela”, observa.

O presidente, que está no seu segundo mandato, reconhece o esforço de todos que lideraram e que fazem parte da entidade. “Nós temos que cuidar do que temos, pois é um patrimônio construído por muitas mãos, muitas cabeças pensantes. Foram momentos bem difíceis no início. Começamos pequenos, lutamos muito, adquirimos uma área maior, edificamos este projeto do supermercado, onde começamos com 10 caixas e aos poucos fomos aumentando”, relata.

Texto: Elisangela Favaretto

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui