Sulgás começa a instalar rede de distribuição de gás natural em Lajeado

Este é o primeiro projeto estruturante de gás natural do RS


0
Foto: Cícero Copello

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) iniciou a construção do projeto estruturante de gás natural canalizado em Lajeado. Conforme o diretor comercial da Distribuidora de Combustíveis Charrua, Dag Cremer, o objetivo é atender empresas do município e condomínios. A obra faz parte do projeto de expansão para ampliar a oferta e o consumo de gás em regiões onde não existem dutos e contempla várias regiões do Rio Grande do Sul. “Lajeado foi primeiro polo eleito”, comenta o empresário.

Segundo ele, neste primeiro momento, a rede canalizada irá até as empresas BRF e Docile. Na sequência, outros ramais serão construídos levando o gás natural até a Florestal Alimentos e outros estabelecimentos da região. “Aos poucos vai se ampliando o leque”, comenta.

Diretor comercial da Distribuidora de Combustíveis Charrua, Dag Cremer (Foto: Jonas de Siqueira)
Diretor comercial da Distribuidora de Combustíveis Charrua, Dag Cremer (Foto: Jonas de Siqueira)

Cremer explica a operação do projeto estruturante, que possui uma central de distribuição do gás natural comprimido. “Caminhões levam o gás até o ponto de estacionamento onde o duto chega e é conectado. Através de compressores o gás natural mandado até as indústrias que irão consumir”, explica.  Conforme ele, outras empresas e condomínios podem aderir ao fornecimento. “O gás é vendido pela Sulgás e a Charrua presta o serviço de compressão e transporte do produto”, esclarece.

O diretor comercial da Distribuidora de Combustíveis Charrua destacou a tecnologia usada para instalação da tubulação. Segundo ele, não é necessário abrir toda a via para estrutura de polietileno ser instalada. Cremer acredita que a empresa prestadora do serviço irá concluir a primeira etapa do projeto até o primeiro semestre de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui