Super Lua de Sangue e Eclipse total ocorrem nesta quarta-feira

No Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45, no horário de Brasília


0
Foto: Reprodução

Torça para fazer tempo bom onde você está para poder assistir ao Eclipse Total e à Super Lua de Sangue, dois fenômenos esperados para esta quarta-feira, 26.

O melhor lugar para visualizá-lo será do leste da Austrália, da Nova Zelândia e das Ilhas Pacíficas. No Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45, no horário de Brasília, com duração de 15 minutos. Já a superlua poderá ser vista no mundo inteiro, se o céu noturno estiver limpo.

Lua Avermelhada e 1º ecipse do ano

A nossa atmosfera também filtra a luz e dá à Lua um toque avermelhado, motivo pelo qual esse fenômeno é chamado por alguns de “Lua de Sangue”.

Já os eclipses lunares acontecem quando o Sol e a Lua estão exatamente em lados opostos da Terra. Quando esse alinhamento acontece, o nosso planeta impede que a parte da luz do sol chegue até a lua.

A Lua de Sangue acontece no momento em que o satélite está mais perto da Terra e, por isso, aparenta estar maior, garantindo outro fenômeno, a superlua.

Fenômeno Raro

Este é o primeiro eclipse total desde janeiro de 2019 e deve ficar visível por 15 minutos. Segundo a Nasa, as superluas e os eclipses são fenômenos diferentes, que nem sempre ocorrem ao mesmo tempo. “Este mês traz uma oportunidade excelente de aproveitar a vista”, informou o site da agência.

Eclipses em 2021

Veja outros próximos eclipses do ano:

10 de junho – Eclipse Solar Anual
19 de novembro – Eclipse Lunar Parcial
4 de dezembro – Eclipse solar total

Fonte: Só Notícia Boa/ Com informações do TecMundo e CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui