Supermercados, bancos e lotéricas adotam medidas de contenção ao coronavírus

Nesta sexta-feira (20) começou a ser praticada restrição de público e de consumidores dentro dos respectivos estabelecimentos em Lajeado.


0
Supermercado STR, de Lajeado, teve aglomeração de pessoas nesta tarde (Foto: Natalia Ribeiro)

Seguindo determinações expressas em decretos do governo do Rio Grande do Sul e da União, alguns estabelecimentos começam a contingenciar o atendimento ao público para evitar aglomeração de pessoas a partir desta sexta-feira (20). O motivo é prevenir a propagação do coronavírus. Em Lajeado foram percebidas mudanças em supermercados, bancos e lotéricas. Contudo, foi percebido agrupamento de pessoas em frente aos respectivos locais ao longo do primeiro dia da medida.

No meio da tarde, o Supermecado STR, no Centro de Lajeado, tinha cerca de 40 pessoas esperando em frente ao estabelecimento. A entrada era individual ou em dupla, dependendo do número de pessoas que deixava o local. Se apenas uma pessoa saia, uma entrava, por exemplo. Muitos faziam compras expressivas, com a intenção de estocar produtos e alimentos em casa. O comportamento é percebido pela direção do supermercado em Lajeado desde o começo da semana.

A partir da segunda-feira (23) o STR vai reduzir o horário de atendimento e fechar todas as unidades às 18h. Pela manhã, no horário das 7h30 às 8h30, atenderá apenas ao grupo de risco nas lojas de Estrela e Lajeado. Nas demais unidades, Forquetinha, Marques de Souza e Santa Clara do Sul, o preferencial será das 8h às 9h.

A Rede Imec adotou medida semelhante a contar de hoje. Grupos de risco serão recebidos das 8h às 9h em todos os estabelecimentos da rede. Os restaurantes Chef Imec e a cafeteria estão fechados por tempo indeterminado. Por meio do rodízio de clientes será permitida a entrada de pessoas em até 30 % da capacidade máxima do estabelecimento. À medida que os clientes forem saindo da loja, será permitida a entrada de outros, respeitando o limite determinado. A partir da segunda-feira as lojas Imec vão encerrar as atividades as 19h. Tanto no Imec quanto no STR há funcionários orientando a entrada e a saída dos consumidores.

Bancos e lotéricas

Procedimento semelhante foi adotado em estabelecimentos que não trabalham com a venda de alimentos e produtos de higiene. É o caso das lotéricas e dos bancos. No Banrisul da Rua Julio de Castilhos, em Lajeado, não serão permitidos clientes aguardando por atendimento – seja nos caixas ou no autoatendimento. O gerente da unidade, Marcos Elias Paula, lembra que “transferências e pagamentos podem ser feitos pela internet”. Por mais que as agências estejam praticando tal medida, algumas pessoas acabam esperando na rua, o que provoca aglomeração – o que não é indicado como medida de prevenção e combate ao Covid-19.

Clientes dos bancos precisam aguardar para fazer uso das redes (Foto: Natalia Ribeiro)

Por isso, a sugestão é que o público busque a rede bancária apenas em caso de extrema necessidade. O mesmo vale para todos os bancos do país. As casas lotéricas estão seguindo determinação da Caixa Econômica Federal e igualmente não permitem que as pessoas aguardem em filas dentro das unidades. Contudo, ao lado de fora havia pessoas esperando. Ana Paula Fernandes, 25 anos, de Cruzeiro do Sul, era uma das que aguardava para entrar numa lotérica da Julio de Castilhos na tarde desta sexta-feira. “A gente está fazendo tudo hoje para chegar amanhã e estar com tudo pronto. Assim não precisaremos sair e podemos ficar em casa, para cuidar”, disse.

Existe a possibilidade de os decretos em vigor serem ampliados nos próximos dias. Novas determinações, com um maior número de restrições, serão informadas.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui