Surtos de Covid-19 em asilos no RS preocupam autoridades de saúde

Nove idosos morreram em lar na Serra


0
Foto: Reprodução / Shutterstock

Com o avanço da pandemia no Rio Grande do Sul, instituições de acolhimento a idosos voltaram a registrar surtos de coronavírus. Em todo o estado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, foram registrados 353 surtos e houve 481 mortes de residentes desde o início da pandemia. Em Caxias do Sul, na Serra, dois residentes, uma mulher de 67 anos e um homem de 76 anos, do Lar da Velhice São Francisco de Assis morreram em decorrência da Covid-19, nesta terça-feira (8). Eles estavam internados na UTI. Os outros sete faleceram, desde o dia 30 de novembro. Segundo a direção, os primeiros casos foram há duas semanas, quando alguns idosos tiveram febre.

De acordo com a Prefeitura de Caxias do Sul, é o surto mais grave em instituições deste tipo na cidade até o momento. Outros três idosos seguem internados no hospital em estado estável.

No total, 50 idosos e 20 funcionários do lar testaram positivo para coronavírus. “Contamos com uma médica que acompanha os idosos, com orientação, e vamos continuar trabalhando esses cuidados todos: uso de EPIs, com os produtos que chegam. Os cuidados serão intensificados”, afirma Analice. “Estamos todos muito sentidos. É uma situação lamentável, mas estamos empenhados em evitar que isso aumente”, acrescenta a presidente.

A Vigilância Sanitária fez uma vistoria no local para tentar descobrir a origem do surto, dar orientações às pessoas e solicitar adequações para conter a disseminação do vírus. A Secretaria Municipal da Saúde também fará uma nova testagem nos próximos dias para monitorar os casos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui