Tabaí é o único município da região com desempenho zero em transparência de informações sobre vacinação contra a covid

Entre outros quesitos, estudo avaliou divulgação do plano de ação municipal de vacinação, visibilidade das informações e dados sobre as vacinas


0
Foto: Reprodução/Facebook

Um estudo elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) sobre a transparência das informações relativas à vacinação covid-19 divulgadas por municípios aponta que as prefeituras atenderam a 72% dos critérios avaliados. Porém, 14 municípios ainda permaneceram com desempenho avaliado em zero: Aceguá, Bom Progresso, Caibaté, General Câmara, Itacurubi, Jóia, Lindolfo Collor, Morrinhos do Sul, São Jerônimo, Sede Nova, Soledade, Tabaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá.

O monitoramento dos sites institucionais/portais de transparência dos Executivos municipais e estadual ocorreu no período de 19 de julho a 9 de agosto. Entre os quesitos verificados estão: visibilidade das informações relacionadas à vacinação (transparência e usabilidade); a divulgação do plano de ação municipal de vacinação atualizado; dados sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios de cada uma das vacinas contra a Covid-19 utilizadas no município, entre outros.

De acordo com o TCE, eventuais inconformidades identificadas junto aos municípios, no que diz respeito à transparência do processo de vacinação Covid-19, poderão integrar o parecer prévio emitido pelo Tribunal sobre as contas anuais dos prefeitos, relativas ao exercício de 2021, a ser remetido para apreciação do respectivo Poder Legislativo.

Fonte: Correio do Povo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui