Talibã anuncia “anistia geral” e faz apelo a mulheres no Afeganistão

O grupo extremista disse que todos “devem retomar sua vida cotidiana com total confiança”


0
Foto: Divulgação

O Talibã anunciou uma “anistia geral” em todo o Afeganistão nesta terça-feira (17) e pediu às mulheres que se juntem ao seu governo, em uma tentativa de convencer a população de que o grupo mudou. O grupo extremista disse que todos “devem retomar sua vida cotidiana com total confiança” e pediu aos funcionários públicos que voltem a trabalhar normalmente.

Os extremistas estão tentando se mostrar como mais moderados do que quando comandaram o país, entre 1996 e 2001, e adotaram uma visão extremamente rigorosa da lei islâmica, impondo diversas restrições sobretudo às mulheres, que eram impedidas de trabalhar e estudar. Mas muitos afegãos continuam céticos. Os mais velhos se lembram das visões islâmicas ultraconservadoras que também incluíam apedrejamentos, amputações e execuções públicas.

Mesmo assim, os afegãos tentam retornar à vida normal em Cabul nesta terça. Muitas lojas reabriram, o tráfego era intenso e as pessoas voltaram às ruas da capital. Mas as pessoas ainda têm medo, principalmente as mulheres, que em sua maioria não se arriscam a sair. Talibãs organizam o fluxo de veículos nas ruas e instauraram postos de controle na cidade.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui