“Talvez a Univates seja a maior conquista de toda uma região”, diz Ney Lazzari ao anunciar saída da reitoria

Ao anunciar saída após 21 anos, o professor afirma que a grande realização foi o suprimento da necessidade de cursos para que não seja necessária a busca de outras regiões pelos estudantes.


0
Foto: Júlio César Lenhard

Após 21 anos, o professor Ney Lazzari deixará o cargo de reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates). “Minha história se confunde com a da Univates. Tenho 38 anos de carteira assinada e passamos por muitas coisas aqui”, explica o atual reitor. Ele entende que a grande conquista à frente da reitoria foi o suprimento da necessidade de cursos no Vale do Taquari, evitando a necessidade de alunos se deslocarem a outras regiões para cursar o que desejam.


ouça a reportagem

 


“Talvez a Univates seja a maior conquista de uma região inteira, pois quem a fez foi a nossa comunidade. Não há como imaginar uma instituição dessas sem toda a comunidade regional, assim como não há como pensar na Univates apenas como uma entidade de Lajeado. Ela é do Vale do Taquari, porque a região construiu ela”, explica.

Perguntado se há como destacar algo negativo nos 21 anos à frente da Univates, Lazzari entende que a suspensão de grande parte do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi a grande decepção, o que necessitou que todo o organograma das instituições fossem repensados.

Ney Lazzari assume a reitoria em 1999, no processo migratório da então Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates) para Centro Universitário Univates. Em 2017, a instituição chega à condição de Universidade do Vale do Taquari.

Entre as grandes obras em sua gestão, a instalação do centro Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Complexo Esportivo, curso de Biomedicina, Centro Cultural Univates e a implementação do ensino EAD e os polos em municípios do Estado.

Está marcado para ocorrer entre os dias 4 e 10 de novembro, a eleição que escolhe a nova reitoria da instituição.

A chapa única que irá concorrer é encabeçada pela professora Evania Schneider, para o cargo de Reitora, e Fernanda Storck Pinheiro, como Vice-Reitora. Em breve um link de formulário eletrônico será divulgado para realizar a votação. Cada eleitor deve assinalar uma das opções disponíveis quando acessar o formulário e clicar em “Confirma”.

Podem participar do processo de votação a comunidade regional, por meio da Assembleia da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates); funcionários professores do Quadro de Carreira da Univates; alunos regulares de graduação e pós-graduação da Instituição; e funcionários técnico-administrativos. Ney Lazzari deve seguir à frente da Fuvates, que é a mantenedora da Univates.

Texto: Júlio César Lenhard
redacao@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui