Taquari realiza a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos

Programa beneficiará 120 famílias.


0
Kits serão entregues mensalmente (Foto: Divulgação)

Desde a última semana, o município de Taquari é mais um que passa a operacionalizar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — política pública do Governo Federal que permite às entidades que trabalham com público em situação de insegurança alimentar ou em vulnerabilidade, encontrar uma forma de amenizar a deficiência causada pela falta de alimentação inadequada. O programa beneficiará 120 famílias que receberão, até o mês de maio do ano que vem, kits de alimentos adquiridos diretamente de 12 agricultores. O investimento será de R$ 70 mil.

As primeiras entregas feitas pelas equipes da Emater/RS-Ascar e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com o apoio da Prefeitura, destinaram produtos diversos às famílias, como, hortaliças, frutas, pães, massas, conservas, mel e ovos, entre outros. “Os kits respeitarão à sazonalidade dos produtos, gerando renda para os agricultores que passam a ter uma forma a mais de ‘escoar’ sua produção, com um preço justo”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Desconsi, valorizando ainda o acesso à produtos de qualidade por famílias que, em muitos casos, passam dificuldades.

Criada em 2003 e desenvolvida pelo Ministério da Cidadania, a política pública visa a incentivar a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação. Nos municípios, o programa costuma contar com o apoio de secretarias como as da Assistência Social, Habitação e Agricultura, entre outras. Já a Emater/RS-Ascar atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Os kits serão entregues mensalmente, respeitando todas as recomendações de saúde que possam amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19. AI/CS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui