TCC aborda a inserção da mulher no jornalismo esportivo por meio das novas plataformas digitais

A coragem é uma forma de quebrar barreiras, afirma autora do trabalho, a repórter e apresentadora do GI Gabriela Hautrive


0
Gabriela Hautrive e Rita de Cássia (Foto: Jonas de Siqueira)

O Papos de Mulher deste sábado (14), com apresentação de Rita de Cássia, conversou com a repórter e apresentadora Gabriela Hautrive. Em destaque, o trabalho de conclusão de curso em jornalismo na Univates, um estudo que aborda a inserção da mulher no jornalismo esportivo por meio das novas plataformas digitais.

Gabriela estudou o protagonismo independente feminino no ramo esportivo. Ela analisou o trabalho de duas profissionais em seus canais no YouTube, que se identificam com os seus clubes do coração, o Grêmio e o Palmeiras. Apesar de ser segmentado, cada canal tem público abrangente a mais torcedores e fãs de esporte. A repórter e apresentadora do Grupo Independente, por exemplo, chegou até os canais em função de gostar de acompanhar mulheres comentando sobre futebol.


ouça a entrevista

 


Gabriela entende que, a partir das novas ferramentas tecnológicas e das redes sociais, a mulher pode ampliar a sua participação nos debates esportivos. Ela pode abrir caminhos sem que uma empresa tradicional de mídia lhe dê a oportunidade; a representatividade pode ser ampliada a partir de novos meios de abordagem de conteúdos esportivos pelas profissionais mulheres. “A coragem é uma forma de quebrar barreiras”, entende.

No trabalho, Gabriela analisou oito vídeos de cada canal, “1×0 Feminino” e “VídeoQueki”. As profissionais estudadas, Luana Maluf e Quetelin Rodrigues, atuavam em veículos tradicionais e migraram para essas novas plataformas, onde, atualmente, têm público e patrocínio de marcas que reconhecem o valor de seus conteúdos.

Perfil

Nascida em Santa Maria, Gabriela Hautrive veio cedo para Teutônia com a família. A paixão pelo esporte e o gosto por notícias a levaram ao jornalismo. Ela está em fase de conclusão de curso na Univates, onde termina em dezembro.

Sua formatura está prevista para março do ano que vem. Aos 27 anos, na sua carreira na área, a profissional já atuou em jornal impresso, em revista e, atualmente, está na Rádio Independente desde dezembro de 2018.


Estilo, por Douglas Petry

O jornalista e consultor de estilo Douglas Petry aborda moda, arte, decoração, estilo e bom gosto todos os sábados no Papos de Mulher, dentro do quadro “Estilo”.

Nesta edição do programa, ele aborda etiquetas e códigos de vestir em eventos. Ouça!

 


Papos com quem sabe

O quadro “Papos com que sabe” deste sábado (14) é com a nutricionista Mariane Halmenschlager.

Em sua participação, ela fala sobre o metabolismo humano.

 


Na Cozinha: Pão de Queijo Gigante

com Daniel Bortolini 

 

Ingredientes

  • 4 ovos
  • ½ xícara de manteiga derretida
  • ½ xícara de água
  • 100g de queijo parmesão
  • 2 ½ xícaras de polvilho doce
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 300 gramas de queijo muçarela

Preparo

Leve todos os ingredientes, exceto o queijo muçarela, ao liquidificador, e bata por cerca de dois minutos. Unte uma forma com manteiga e polvilho, despeje metade da massa, coloque o queijo muçarela e preencha com o restante da massa. Leve em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 35 minutos.

Receita e imagem: Instagram @receitasfitofficiall

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui