Técnicas de enfermagem dão início à vacinação contra Covid-19 em Arroio do Meio

Previsão é de que as 203 doses disponíveis ao município sejam aplicadas ainda nesta quarta-feira (20).


0
Dalida Lorenzini Petry (38) recebendo o imunizante na manhã desta quarta-feira (Foto: Gabriela Hautrive)

O dia 20 de janeiro de 2021 foi marcado na história de Arroio do Meio na manhã desta quarta-feira, quando duas técnicas de enfermagem receberam simultaneamente as primeiras doses da vacina CoronaVac, imunizante contra a Covid-19. Ato ocorreu por volta das 10h no Posto de Saúde localizado no Centro da cidade. Dalida Lorenzini Petry (38), que atua desde 2007 na área, diz que é uma satisfação muito grande fazer parte deste momento histórico. “Esperamos que o quanto antes todos possam ter acesso a vacina igualmente como nós, então agradecemos primeiramente e ficamos no aguardo, a expectativa é muito grande”, relata.


ouça a reportagem

 


Dalida foi surpreendida e ficou sabendo que seria uma das primeiras a serem vacinadas horas antes do ato acontecer. “Fiquei surpresa mas muito feliz ao mesmo tempo, pois estamos na linha de frente trabalhando no Posto de Saúde, então é muito de muita felicidade”. A técnica trabalha na recepção do local, recebendo e tendo o primeiro contato com os pacientes que chegam no posto em busca de atendimento. Depois, as pessoas são repassadas aos demais profissionais, e quem faz parte da segunda etapa é enfermeira que também deu do início da imunização em Arroio do Meio, Ana Paula Irassochio.

Ana Paula Irassochio, profissional de 41 anos que dedica 20 deles a área da saúde (Foto: Gabriela Hautrive)

A profissional de 41 anos, dedica 20 deles a área da saúde, atuando como técnica de enfermagem. “Estamos na linha de frente procurando dar amparo a todos que nos procuram e estamos muito felizes, fiquei realizada em poder ser vacinada em primeira mão”, conta Ana Paula.

Secretário de Saúde de Arroio do Meio, Gustavo Kasper, explicou cronograma antes do início da vacinação (Foto: Gabriela Hautrive)

Segundo o secretário de saúde, Gustavo Kasper, o objetivo é aplicar todas as 203 doses disponibilizadas para Arroio do Meio ainda nesta quarta-feira (20), com previsão de finalização por volta das 16h30.

Depois das técnicas de enfermagem, o cronograma de vacinação segue com demais funcionários do Posto de Saúde e também do Hospital São José, seguindo com idosos da Associação Arroio-meense Amparo ao Idoso (Amai) e do Jardim da Barra – Residencial & Creche para Idosos. Agora, a expectativa, conforme o secretário, fica para o recebimento da segunda remessa de doses. “Não temos a segunda data, a definição depende do Ministério da Saúde, que estão com dificuldades na matéria-prima para a produção de mais vacinas, mas de qualquer forma a expectativa é para que seja em fevereiro, na primeira quinzena do mês.”

  • Clique aqui e confira a lista completa com quantas doses cada município da região recebeu.
Vacinação seguiu com demais profissionais do Posto de Saúde localizado no Centro de Arroio do Meio (Foto: Gabriela Hautrive)

Vacinação no Vale do Taquari

As 4.240 doces da CoronaVac disponibilizadas para 16ª Coordenadoria Regional de Saúde chegou em Lajeado por volta das 12h15 desta terça-feira (20). No mesmo dia, na parte da noite, a vacinação iniciou em Estrela, Lajeado e Encantado.

Gisela Schinke (91) foi a primeira moradora de Estrela a receber a vacina; em Lajeado foi a enfermeira Patrícia da Rocha (42). Em Muçum foi a idosa Victoriana Dosalina Marasca, de 102 anos.

VÍDEO: Técnicas de enfermagem receberam simultaneamente as primeiras doses da vacina CoronaVac

Imagens: Gabriela Hautrive

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui