Tecnologias e internet evoluíram para fornecer diversidade de conteúdos aos usuários

Em pauta o Dia Mundial da Internet e os 20 anos da empresa BrasRede


0
Foto: Tiago Silva

O Redação no Ar bateu um papo na tarde desta terça-feira (18) com a Raquel Schwambach, gerente financeira e sócia da BrasRede, e Marco Antônio Barth, gerente comercial da empresa. Em pauta o Dia Mundial da Internet, comemorado nessa segunda-feira (17), e os 20 anos da empresa.


ouça a entrevista

 


Barth lembra que o Dia Mundial da Internet foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, mas já era lembrado como Dia das Comunicações desde 1865, quando países se reuniram para discutir formas de qualificar as comunicações, na época, em relação ao telégrafo.

O gerente explica que a criação da internet remete a 1960, pelos Estados Unidos, na época da Guerra Fria, para disseminar informações em mais locais para que não se perdesse em caso de ataque inimigo. Os anos se passaram e a internet ganhou viés comercial e se popularizou a partir da década de 1990.

Barth ressalta que a tecnologia teve que se aprimorar para entregar mais conteúdo. Ele adianta que uma das tendências com a 5G são casas, eletrodomésticos, automóveis, entre outros, conectados. Para ele, a tecnologia 5G trará velocidade e mobilidade.

Raquel Schwambach pontua que a tecnologia anda a passos largos e se as empresas não acompanharem, ficam para trás. Nesse contexto, ela conta a evolução da BrasRede, uma empresa de Arroio do Meio e que fornece serviços de telecomunicações em seis municípios do Vale do Taquari.

A empresa, que começou em 2001 com internet discada, passou pelas tecnologias via rádio, entrou no mercado de telefonia fixa e TV e, em 2018, começou a fornecer a seus clientes as redes de fibra óptica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui