Tem crianças e animais domésticos? Cuidado! Há risco de intoxicação por oxalato de cálcio de plantas

Circula na internet a morte de um menino de 5 anos, depois de se sentir mal em casa. O médico que o atendeu disse que foi por intoxicação e que seu exame de sangue apareceu “oxalato de cálcio”


0
Carambola inspira atenção

Circula na internet a morte de um menino de 5 anos, depois de se sentir mal em casa. Socorrido pela mãe, foi levado de ambulância para o hospital e não resistiu. O médico que o atendeu disse que foi por intoxicação e que seu exame de sangue apareceu “oxalato de cálcio”.

É um composto químico inorgânico em forma de cristais com pontas que nem uma agulha. Ele faz parte da composição dos seres vivos e tem funções no organismo. Mas, em excesso, causa problemas como intoxicações e pedras nos rins. Sendo necessário, a intervenção do médico.

Cristais do oxalato

Também está presente em plantas como princípio ativo, e neste caso, foi no “comigo-ninguém-pode”. Outras como copo-de-leite, antúrio, costela-de adão, begônia, espada de São Jorge, jiboia também têm oxalatos. Plantas ornamentais normalmente usadas em jardins e interiores de casa e apartamentos.

Sim, elas podem causar intoxicações se ingeridas e o oxalato de cálcio irrita os tecidos do pescoço, garganta, pelas suas agulhas, podendo causar a perda da fala temporariamente ou o sufocamento. Se não houver socorro médico, pode matar. Isso vale também para cães e gatos, animais domésticos.

Como faz parte da composição de muitas plantas, aparece em algumas plantas de nosso consumo em pequenas quantidades: carambola, beterraba, ruibarbo, broto de bambu, espinafre, batata doce, couve, amendoim, pimenta preta, gengibre, tomate, manga, lentilha, berinjela, pimentão, soja, aveia, mostarda e grãos feijões.

A grande maioria das pessoas elimina normalmente o excesso de oxalato via fezes e urina e não terão problemas. Só aqueles casos que apresentam problemas renais que vão precisar ter cuidado no ingerir e orientação médica.

Nada de assustar, basta seguir algumas orientações no preparo papel importante das nutricionistas. A carambola crua não é indicada para quem tem problemas renais inclusive o suco. Quem for usar folhas de beterraba, mergulhar em água fervente 30 segundos (branqueamento). Se for cozida, só não aproveita a primeira água. Isso vale também para o espinafre, broto de bambu etc. No caso de fazer o branqueamento, que é o mergulhar em água fervente por certo tempo, variado para cada produto, e colocado em água gelada, técnica que vai resolver o problema da quantidade de oxalato. No caso de grãos como os feijões e lentilha, deixar de molho por uma noite e jogar a água fora resolve. E ainda diminui a flatulência.

Há cálculos que para se intoxicar com alimentos, uma pessoa de 67 kg, seria necessário comer 25 gramas por dia de oxalato. Que no caso de hortaliças, precisaria ao redor de 5 kg por dia. Já com plantas ornamentais, precisa ter mais cuidado.

O Centro de Informação Toxicológica RS, em 2019, registrou 297 atendimentos por intoxicação de plantas e faz um alerta especial ao comigo-ninguém-pode.

Tem crianças e animais domésticos? Cuidado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui