Temos que ter um projeto qualificado e viável para captarmos recursos para nova ponte, afirma presidente da CIC-VT

“Não é algo simples de se fazer, é algo que precisa de muita técnica, planejamento e articulação”, ressalta Ivandro Rosa


1
Presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa (Foto: Arquivo / Grupo Independente)

A explosão de um veículo carregado com combustível no sábado (13), causando danos à estrutura da ponte sobre o Arroio Boa Vista e interrupções na BR-386 em Estrela, impulsionou as discussões sobre a necessidade de uma segunda ponte sobre o Rio Taquari, que não deixasse a região refém na estrutura, caso ela apresente algum problema.

O presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Rosa, destaca que as interrupções no trânsito desde sábado ocasionam graves prejuízos à economia local, pois encarecem o custo de produção, geram atrasos nas entregas e sobrecarregam as demais rodovias e pontes da região.

Em função disso, entidades e lideranças regionais começam as discussões para definição de um projeto. Na tarde desta quinta-feira (18) ocorre uma reunião entre entidades como Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e CIC-VT, e na segunda-feira (22) as entidades dialogam com os prefeitos de Lajeado e Estrela.


OUÇA A ENTREVISTA

 


 

“O nosso entendimento é discutir com autoridades regionais a melhor concepção”, comenta Rosa, ao falar sobre a necessidade de uma ponte capaz de se conectar a infraestruturas e rodovias já existentes no Vale do Taquari. A partir da definição de um projeto será possível falar em valor de investimento e tempo de execução. “Não é um valor baixo, algo simples de se fazer. Então tem que partir de um planejamento bem estruturado. Nós temos que envolver as entidades regionais”, destaca o presidente da CIC-VT.

O local onde a nova ponte seria construído ainda não está definido, e não necessariamente seria entre Lajeado e Estrela, ligado o centro antigo de Lajeado às proximidades do Porto de Estrela. Rosa cita discussões sobre pontes que interligariam Transantarita, de Arroio do Ouro em Estrela, até Cruzeiro do Sul, próximo à Rua da Divisa, ou então uma construção para interligar Colinas a Arroio do Meio.

“Estamos falando de uma ponte de alguns milhões, que também vai necessitar de alças de acessos”, explica. “Não é algo simples de se fazer, é algo que precisa de muita técnica, planejamento e articulação para que seja um projeto assertivo e viável”, pondera.

“Não podemos nos ater a palpites. Temos que ter um projeto qualificado e viável para podermos captar esses recursos, que é um investimento muito expressivo”, afirma.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

1 comentário

  1. Tem um amigo meu que sempre diz: “Às vezes, a ideia de um burro pode dar certo.” A ideia da ponte (única) unindo a Benjamin e o Porto de Estrela é muito antiga e cada vez “tarda” mais, por inoperância e/ou falta de impulso das autoridades, ao longo dos anos. Não é u mero palpite. É uma solução de uma necessidade “local”, visando o deslocamento curto. A agilidade de locomoção, principalmente das pessoas que trabalham em uma cidade e moram na outra. Certamente nunca foi pensado em suprir necessidades oriundas de tragédias na 386, como a que ocorreu no sábado próximo passado. Aliás, se a ideia for “triplicar” a travessia pela BR hoje existente, nunca se esqueçam que seriam necessárias quatro obras de arte no trecho e não só uma sobre o rio. Sem dúvidas traria muito progresso e bem estar as moradores deste aglomerado urbano único e descontinuado, não fosse somente o rio. Mais a mais, UMA COISA NÃO É EXCLUDENTE à outra. Inclusive, as verbas necessárias podem ter (e provavelmente teriam) origens distintas. Por favor, “paremos” de pensar pequeno. A propósito e a respeito, vide entrevista com o saudoso Ítalo Reali, neste mesmo órgão de imprensa: https://independente.com.br/e-necessaria-a-construcao-de-uma-nova-ponte-sobre-o-rio-taquari-entre-lajeado-e-estrela/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui