Temos um resultado muito bom em taxas de recuperação na UTI Neonatal e Pediátrica do HBB, diz médica responsável

Espaço completa 30 anos neste mês de abril. Por mês ocorrem entre 10 a 15 internações na unidade


1
Coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica, enfermeira Giovana Johann Cortez, e a médica responsável, Simone Reichert (Foto: Tiago Silva)

A UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Bruno Born (HBB) completa 30 neste mês de abril. A unidade foi inaugurada em 2 de abril de 1991. No começo, era uma extensão da UTI Adulto. “Começou como um serviço um pouquinho menor e foi crescendo”, explica a médica responsável, Simone Reichert. Há 13 anos, passou por uma reforma e foi instalada no atual espaço. Hoje, a unidade conta com seis leitos neonatais, para bebês até 28 dias, e quatro pediátricos, para crianças até 13 anos e 29 dias.


ouça a entrevista

 


 

Por mês ocorrem entre 10 a 15 internações no espaço. Na maioria dos casos, a UTI atende a crianças recém-nascidas, muitas vezes prematuras e com insuficiência respiratória e baixo peso. Nesses casos, os pequenos pacientes necessitam de cuidados intensivos.

Conforma a coordenação, as taxas de recuperação são altas, e a mortalidade, baixa. “A gente tem um resultado muito bom na nossa UTI em recuperação”, afirma Simone.

A pandemia alterou a rotina dentro da UTI Neonatal e Pediátrica do HBB, explica a coordenadora, enfermeira Giovana Johann Cortez.

Mães tiveram seus partos antecipados, e aumentou a taxa de bebês prematuros. Porém, a resposta tem sido boa nesses casos, tendo em vista que crianças e adolescentes têm menos probabilidade de contraírem a Covid-19, e quando são infectados, os problemas de saúde normalmente são menores do que em outras faixas etárias.

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui