Temporal em Venâncio Aires atinge mais de 70 casas e 300 lavouras de fumo

235 pessoas foram prejudicadas pela tormenta da tarde da quarta-feira.


0
Foto: Defesa Civil / Divulgação

O temporal que atingiu Venâncio Aires, na tarde desta quarta-feira (17) causou estragos em diversas partes do município. O resultado da tormenta, que somou 70 milímetros de chuva, mobilizou as equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que atuaram até à noite para atender os casos em que foram necessárias lonas para cobrir residências destelhadas e para fazer a remoção de árvores e postes da rede elétrica que caíram com o temporal.

No quartel local dos Bombeiros, a Defesa Civil fez a entrega de lona para cerca de 20 pessoas. A ação foi liderada pelo coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Dário Martins. “Foi muito feito. A tempestade começou por volta das 14h30 e durou cerca de 20 minutos. Em algumas casas, as pedras de granizo perfuraram o telhado e o assoalho. Era pedras maiores do que um ovo. Moradores antigos da região, disseram que em 50 anos nunca haviam presenciado algo igual”, comenta Martins.

Apesar dos estragos, a prefeitura decidiu não publicar o Decreto de Emergência. Conforme entendimento do executivo, por conta de ter sido um temporal localizado, em que a somatória dos prejuízos não alcançou o montante mínimo para poder fazer o encaminhamento, a medida se fez desnecessária. Por outro lado, a Administração Municipal garantiu que prestará assistência às famílias atingidas pelo temporal.

A região mais afetada foi Campo Grande, no 9º Distrito. Na localidade, a chuva intensa de granizo danificou lavouras de tabaco e de milho e telhados de galpões e residências. A sede do Clube 20 de Setembro, de Linha Cerro dos Bois, por exemplo, teve a cobertura totalmente arrancada com o forte vento.

Lavouras também nas localidades de Linha Cipó, Linha Julieta, Sexto Regimento, Ponte Queimada, Taquari Mirim foram destruídas pelo granizo. A filial da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) de Venâncio recebeu até a manhã desta quinta-feira, 17, cerca de 200 notificações. Alguns moradores da área rural do município ainda seguem sem energia elétrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui