Terça-feira abafada antecede instabilidade pelo Rio Grande do Sul

Rios gaúchos atingem níveis mínimos históricos.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Após uma segunda-feira nublada, o sol volta a predominar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Em parte do Oeste e Sul, se espera o aumento da nebulosidade, conforme uma frente fria se aproxima.

Conforme a MetSul Meteorologia, essa frente fria pode trazer chuva à noite, especialmente em áreas da fronteira com o Uruguai. A temperatura será de calor atípico para a época durante a tarde. Em Porto Alegre, sol aparece entre nuvens. No Vale do Taquari, a cidade de Lajeado, teve mínima de 19°C, e a máxima pode chegar aos 33°C.

Amanhã, quarta-feira (29), por conta do deslocamento de uma frente fria, a nebulosidade aumenta, sendo que podem ocorrer pancadas de chuva, distribuídas de forma muito irregular pela Região. As temperaturas ficam elevadas na tarde mais uma vez. Na quinta-feira (30), ainda pode haver chuva fraca e isolada. As temperaturas em direção à noite apresentam redução.

Rios gaúchos atingem níveis mínimos históricos

Os rios do Rio Grande do Sul estão com seus menores níveis em décadas, provocando racionamento de água, prejuízos econômicos e situações insólitas em diversas regiões.
No Sul do Estado, o Rio Camaquã, está com seu menor nível em 56 anos. Já no Oeste, o Rio Uruguai está em níveis raramente vistos. O manancial em condições normais sustenta pescadores, assegura alimento aos animais criados na área ribeirinha do município e é o único ponto de captação de água para suprir o abastecimento à população do perímetro urbano de Uruguaiana.

O Uruguai media ontem (26) apenas 0,68 cm, quando a média de 3 m, comum nesta época do ano. A situação é tão inusitada que uma pessoa de 1,70 m pode atravessar, sem risco, a pé, o rio no trecho entre Uruguaiana até a vizinha Paso de los Libres, na Argentina.
Segundo o Sistema de Alerta de Eventos Críticos, plataforma desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil, o rio Taquari, no ponto de monitoramento junto ao Porto em Estrela está medindo 12,52 m, status que segundo os dados do acompanhamento é considerado normal.

Fonte: MetSul

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui