Terça-feira encerra com 13 novos casos de Covid-19 no Vale do Taquari

No total, são 123 pacientes da região que já testaram positivo para a doença.


0

Com duas etapas de atualização no dia, uma durante a manhã e outra no fim da tarde desta terça-feira (28), pela Secretaria Estadual da Saúde, o Vale do Taquari teve mais 13 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram confirmados mais pacientes em Lajeado, Arroio do Meio e Colinas. Assim, são 123 pessoas que testaram positivo para a doença na região, sendo que 40 delas já são consideradas recuperadas.

Durante a manhã, foram confirmados sete novos pacientes em Lajeado; dois em Arroio do Meio; e um em Colinas. Já durante a tarde, Arroio do Meio voltou a aparecer na lista epidemiológica do Estado, com mais três casos. Sendo assim, foram cinco em Arroio do Meio apenas nesta terça-feira. No total, são 11 no município.

Lajeado segue em terceiro lugar no Rio Grande do Sul em número de pacientes, com 63. Destes, 20 estão recuperados, 40 ativos, ou em processo de recuperação, e três óbitos. Primeiro está Porto Alegre, com 441 casos e 14 mortes e Passo Fundo, 130 pessoas infectadas e 11 falecimentos. Proporcionalmente, Lajeado tem 80,3 casos para cada 100 mil habitantes, sendo o sexto município gaúcho neste critério.

O Vale do Taquari tem 9,1% dos casos confirmados no estado. Já em população, representa 3,2% do território gaúcho. Conforme estimativa do IBGE, são 371 mil habitantes na região e 11.377.239 no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira são 1.350 casos no estado, sendo que 784 pessoas estão recuperadas (58,1%), 517 em recuperação (38,3%) e 49 óbitos (3,6%).

São 16 leitos de UTI Covid disponíveis para a população da região – 13 no Hospital Bruno Born, em Lajeado, e mais três no Hospital Estrela. Às 19h desta terça-feira todos estes leitos estavam ocupados. A casa de saúde estrelense aguarda a liberação de mais sete leitos pelo Ministério da Saúde, através de habilitação. Ainda há espaços de internação e observação, em ambos hospitais.

Pacientes

Conforme informações da Prefeitura de Lajeado, os pacientes da terça-feira são: três homens, de 37, 39 e 34 anos, e quatro mulheres, de 30, 36, 33 e 35 anos. Todos fazem isolamento domiciliar. No caso de Colinas é uma mulher, de 55 anos, que, pelo menos, até a manhã desta terça-feira, estava internada no Hospital Estrela, de Estrela. São dois confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde em Colinas.

A Prefeitura de Arroio do Meio informou, por volta das 16h desta terça-feira, que quatro novas pessoas haviam testado positivo para a doença. O Estado reconheceu três pacientes, mais tarde, às 18h30, contudo, o município não informa quais são.

Entre os quatro anunciados pela prefeitura durante a tarde estão: mulher, 35 anos, fora do grupo de risco, em isolamento domiciliar; mulher, 45 anos, grupo de risco, internada na ala Covid do Hospital São José; homem, 58 anos, grupo de risco, em isolamento domiciliar; e homem, 34 anos, grupo de risco, em isolamento domiciliar. Eles fizeram teste pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui