Terça-feira ensolarada e de marcas amenas no RS

Meteorologia alerta para poderosa incursão de ar polar afetando grande parte do Brasil.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Nesta terça-feira o sol aparece com nuvens em quase todo Rio Grande do Sul. Fortes áreas de instabilidade com muita chuva e temporais atuam sobre Santa Catarina e o Paraná, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Parte da instabilidade alcança a Metade Norte gaúcha, onde se espera chuva isolada no decorrer do dia. Ainda fez frio no amanhecer, e a tarde será agradável no Estado, máxima de 23ºC em Lajeado.

Na segunda metade da semana o cenário do clima muda. A MetSul reitera que haverá uma poderosa incursão de ar polar afetando grande parte do Brasil e uma extensa área da América do Sul. No Uruguai e no Rio Grande do Sul, a temperatura começa a cair acentuadamente a partir da quarta-feira (19), especialmente entre a tarde e a noite, com o domínio do ar gelado entre quinta (20) e sábado (22).

Os meteorologistas da MetSul enfatizam que vai se tratar de um episódio curto de frio, porém, intenso e potencialmente histórico. A possibilidade de ser um evento marcante é a chance de neve com intensidade.

Enfatiza-se que modelos são ferramentas de prognóstico e não um produto final de previsão. Com base nos dados analisados e pela experiência de eventos passados durante os últimos 30 anos, a MetSul, acredita que a maior chance de nevar é para o Planalto Sul Catarinense, Planalto Norte de Santa Catarina e Planalto de Palmas no Paraná, além dos Aparados da Serra e a Serra do Nordeste do Rio Grande do Sul.

Se não nevar nas áreas menos altas, pode ter chuva congelada e isoladamente neve granular, possibilidade que se estende à grande parte dos territórios gaúcho e catarinense, inclusive na Grande Porto Alegre.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui