Terça-feira ensolarada e de vento norte no RS

Frio intenso da última semana causa prejuízos para agricultura gaúcha, segundo produtores.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Os gaúchos amanheceram nesta terça-feira (25), com tempo firme e temperatura amena em todo o Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco cobre todo o território gaúcho, sendo assim o dia será de sol, céu claro e sem chuva. A temperatura agradável é resultado de ventos quentes que sopram do quadrante norte. A máxima está prevista para Lajeado, no Vale do Taquari, é de 27°C.

Amanhã, quarta-feira (26), tempo permanece firme e com sol nos municípios do Vale do Taquari. Teremos mais um dia ventoso e com marcas elevadas no período da tarde. Na quinta-feira (27), será outro dia de sol na Região. As temperaturas continuam amenas ao amanhecer e a tarde tende a esquentar, com máximas 30ºC em Lajeado.

Frio causa prejuízos para agricultura gaúcha

A poderosa onda de frio que atingiu a América do Sul trouxe grandes prejuízos para a agricultura do Sul do Brasil e de países vizinhos. Estimativas do mercado apontam que no Rio Grande do Sul até 20% ou 30% da safra de trigo pode ter sido perdida em razão do frio intenso e da forte geada.

Relatos de produtores são de perdas quase totais em algumas áreas e de quebra também nas culturas de milho, canola e aveia.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de trigo do país. No Paraná, o maior produtor brasileiro, a estimativa no mercado agrícola é que a geada atingiu mais de um terço das lavouras, particularmente do Sudoeste paranaense. A temperatura chegou a mais de 5ºC abaixo de zero no fim de semana no Sul paranaense.

A massa de ar polar não apenas foi muito intensa como bastante abrangente e ingressou pelo interior do continente. No Paraguai, por exemplo, as perdas foram expressivas no trigo, canola e hortaliças.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui