Teutônia divulga calendário de retorno das aulas presenciais

O retorno das turmas de 3º a 9º ano do Ensino Fundamental ocorrerá em três etapas, de forma híbrida e escalonada durante a próxima semana


0
Foto: AI/Divulgação

Nesta quarta-feira (28), a equipe da Secretaria Municipal de Educação acompanhou o retorno às aulas nas escolas que atendem turmas de educação infantil, pré-escola e 1º e 2º anos do município. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) foram criados dois grupos, os quais foram divididos em dois turnos, assim como já vinha ocorrendo no início do ano letivo. 

Importante destacar que as mudanças implantadas no início do ano letivo permanecem neste retorno. Todas as turmas, de 0 a 5 anos, passaram a ser atendidas, com atendimento de até 4 horas por turno, com tolerância extra de 1 hora, a fim de administrar a entrada e saída das crianças. Essas mudanças foram autorizadas pelo Comitê de Atenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus (COE), e passam a regular as atividades em todas as escolas de educação infantil do município.

Com relação ao atendimento de uma hora a mais por turno, o objetivo é realizar um trabalho de conscientização e prevenção ao coronavírus com as crianças, de forma lúdica e interativa. Em sala de aula, com as professoras, as crianças permanecerão durante o período de quatro horas, em cumprimento ao decreto estadual. Essa uma hora a mais corresponde ao período destinado a recepção e saída dos alunos, oportunidade em que serão desenvolvidas as ações de conscientização.

O retorno das atividades em turno integral ainda não é possível, pois é preciso atender ao decreto estadual de distanciamento e taxa de ocupação dos espaços físicos, ao qual o município está atrelado.

Ensino Fundamental

As aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), com atendimento da educação infantil (turmas de 4 a 5 anos atendidas nas Emeis) e do 1º ao 9º ano, ocorrerá de forma híbrida e escalonada, por meio de revezamento semanal, ou seja, serão criados dois grupos de cada turma, onde 50% dos alunos frequentarão o ensino presencial na primeira semana e os outros 50% na semana seguinte, e assim sucessivamente.

A mesma regra será seguida para as turmas da EJA. Na semana em que as aulas não forem presenciais, haverão atividades e trabalhos remotos que deverão ser desenvolvidos em casa. Após a organização dos grupos, as equipes diretivas de cada escola entrarão em contato com as famílias para informar o grupo ao qual será incluído cada estudante. Neste primeiro momento não haverá atendimento em turno integral/inverso nas escolas, devido ao decreto estadual de distanciamento, que regula a taxa de ocupação dos espaços físicos.

O retorno às aulas de forma presencial nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), para as turmas do 3º ao 9º ano, terá início em três etapas, devido à organização da merenda escolar e transporte coletivo que já estão sendo oferecidos a todos os alunos que retornaram nesta quarta-feira, e que retornarão na próxima semana.

Cronograma:

28 de abril – Educação Infantil e 1º e 2º anos;

29 de abril – Turmas multisseriadas, com exceção da Emef Bento Gonçalves e Dom Pedro I (para todas as turmas);

3 de maio – Turmas do 3º ao 5º ano – Grupo 1, e na semana seguinte (10/05) o grupo 2, revezando a cada semana;

5 de maio – Turmas do 6º ao 9º ano e o EJA – Grupo 1, e na semana seguinte (10/05) o grupo 2, revezando a cada semana.

O principal objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é ofertar aos alunos o melhor ensino aprendizagem, observando também a necessidade e importância da socialização e interação no meio escolar. Em todas as decisões, a equipe está considerando a legislação municipal e estadual vigentes, assim como o plano de contingência, através do qual estão definidos os protocolos sanitários e epidemiológicos, a fim de oportunizar um retorno seguro aos alunos e profissionais.

Protocolos 

O protocolo sanitário continuará sendo cumprido. A temperatura será aferida na entrada da escola. Se estiver igual ou superior a 37,8 graus ou apresentar sintomas gripais, a orientação é acompanhar a evolução do caso e procurar o serviço de saúde. Os responsáveis serão chamados e deverão buscar seu filho imediatamente.

O acesso dos pais e/ou responsáveis ao interior da escola continua proibido, assim como a aglomeração de pessoas na entrada e na saída do prédio. É obrigatório o uso de máscara de proteção facial pelos adultos que frequentam e se dirigem à escola. Para crianças menores de 6 anos o uso de máscara não é obrigatório dentro da sala de aula, segundo nota Informativa 27 CEVS/COE/SES -RS, de 14/10/2020, revisada em 12/11/2020, mas a orientação da Secretaria Municipal de Educação é de que se faça o uso da máscara a partir dos 3 anos de idade.

As famílias deverão assinar um termo de responsabilidade e consentimento, autorizando o estudante a frequentar as aulas de forma presencial, conforme cronograma enviado pela escola. O atendimento presencial poderá ser suspenso em virtude de alterações nos protocolos de distanciamento social estabelecidos pelo governo estadual e/ou municipal. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui