Teutônia e outras 11 cidades do estado são alvo de operação em combate a crimes ambientais

Repraas realizou mais de 50 denúncias apenas no mês de maio


0
Foto: Repraas / Divulgação

A Operação Arca Especial, desencadeada em 12 municípios do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (27), dá sequência na investigação de um grupo acusado de maus-tratos a animais silvestres e comercializar armas para caça ilegal.

Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Nova Santa Rita, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Alvorada, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar, Caxias do Sul e em Teutônia, no Vale do Taquari.

De acordo com a Polícia Civil, os investigados utilizavam grupos fechados em redes sociais para comercializar o armamento. Além disso, praticavam a caça e costumavam gravar vídeos com maus-tratos a animais.

Em um dos locais visitados, foram localizadas diversas gaiolas com pássaros que, a polícia acredita, seriam utilizados como mercadoria para tráfico de animais.

A Operação conta com 155 agentes e tem apoio da Brigada Militar. Servidores do Ibama e membros da ONG Reprass, de Teutônia, acompanham a ação.

Foto: Repraas / Divulgação

Mais de 50 denúncias no mês de Maio

A Rede de Proteção Ambiental (Repraas) de Teutônia encaminhou 53 denúncias ao longo do mês de maio, as quais se transformaram em ordens judiciais. As denúncias, relativas a vários municípios do Estado, visam, entre outros, o enfrentamento ao tráfico de animais silvestres.

A ofensiva no mês de maio teve resultado positivo, com apreensão de cerca de 300 aves, anilhas falsas, armas e carne de animais silvestres. Ainda, foram verificados maus tratos. Entre as aves identificadas estão as espécies: cardeal; azulão; canário da terra; e bico de pimenta.

O coordenador da Repraas, Vladimir da Silva, informa que o trafico de animais é uma fonte de lucro fácil. O tráfico consiste no ato de retirar os animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Esse tipo de tráfico é responsável pela terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas. MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui