Teutônia vacina mais de 340 idosos no primeiro dia de ação

Média do tempo de duração para concluir o processo de vacinação é de aproximadamente 3 minutos


0
Foto: Diego Silva/Divulgação

TEUTÔNIA – A Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta quarta-feira (24), o Centro Municipal de Vacinação, junto ao salão da Comunidade Redentor de Canabarro, localizado na Rua Ewaldo Schaeffer, nº 392. O Centro funcionará em todas as campanhas de imunização, e neste momento o foco é agilizar a vacinação contra a Covid-19.

O local ficará aberto de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 19h, de forma permanente, sem necessidade de agendamento prévio. Não é necessário que as pessoas cheguem com antecedência, pois sempre haverá doses suficientes para vacinar todo o grupo da faixa etária divulgada. Somente nesta quarta-feira 346 idosos com 69 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina no Centro de Vacinação. A média do tempo de duração para concluir o processo de vacinação é de aproximadamente 3 minutos.

O objetivo é acelerar o processo de vacinação e deslocar o público para um ambiente fora dos postos de saúde, evitando o contato com pessoas que estejam com sintomas gripais. Mesmo assim, a vacinação continuará em todos os postos de saúde, para poder atender às pessoas que não tiverem como se deslocar até o Bairro Canabarro. Nos postos de saúde é necessário agendar horário para vacinação.

Para os casos em que os idosos são acamados, os familiares podem informar a situação à unidade básica de saúde mais próxima, para que a vacina possa ser administrada em domicílio.

O município de Teutônia recebeu 720 doses de vacinas contra a Covid-19 na última terça-feira (23), e todas foram destinadas para imunização das pessoas com idade igual ou acima de 69 anos. 

Como funciona o Centro Municipal de Vacinação?

As pessoas com idade a partir dos 69 anos devem se deslocar até o salão da Comunidade Redentor de Canabarro, onde receberão a aplicação da 1ª dose da vacina. Haverá 3 equipes de vacinação, a fim de agilizar o processo. É importante que as pessoas não se aglomerem em filas em frente ao local, pois haverá vacinas suficientes para todas as pessoas que fazem parte da faixa etária divulgada. Não é necessário chegar com antecedência, para que não haja a formação de filas. Os idosos podem vir ao longo do dia com tranquilidade.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o CPF, Cartão SUS e carteira de vacinas. Pacientes desta faixa etária com diagnóstico oncológico, transplantados ou imunodeprimidos poderão fazer a vacina somente com prescrição médica (com receita).

Vacinação

Até o momento, o município recebeu 4.276 doses de vacina contra Covid-19, sendo que deste total, 3.343 são para aplicação da 1ª dose e 933 para aplicação da 2ª dose. Até o dia 24 de março, 2.873 pessoas receberam a primeira dose da vacina, e 800 pessoas já receberam a 2ª dose.  

Postos de Saúde

Para os demais grupos será divulgado o cronograma de acordo com a disponibilidade de vacinas. É importante acompanhar as informações que serão divulgadas pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica nos meios oficiais de comunicação, assim como, na imprensa local. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui