Teutônia vacinará pessoas com 65 anos ou mais neste sábado

Drive-thru contra a Covid-19 será realizado no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo Municipal, das 8h às 11h


0
Foto: Diego Silva/Divulgação

O município de Teutônia realizará a vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 65 anos ou mais neste sábado (3). A ação será realizada no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo Municipal, neste sábado, dia 03, das 8h às 11h. Serão destinadas 300 doses para este público.

Nesta sexta-feira (2) o município de Teutônia recebeu 1.745 doses de vacinas –  550 para aplicação em 1ª dose, 910 para aplicação em 2ª dose e 35 para iniciar a vacinação de profissionais da segurança pública. Para este grupo o município informará na segunda-feira (5) como funcionará o processo. As outras 250 doses para 1ª aplicação serão reservadas para as pessoas que não têm como se deslocar até o Centro Administrativo.

Estes idosos, ou familiares, podem entrar em contato com a unidade básica de saúde de referência do seu bairro, a partir de segunda-feira (5) e agendar a vacinação com os profissionais da saúde. Para os casos em que os idosos são acamados, os familiares podem informar a situação à unidade de saúde mais próxima, para que a vacina possa ser administrada em domicílio. O Centro Municipal de Vacinação também estará aberto durante a próxima semana, e não é necessário agendar horário.

Para a aplicação da 2ª dose é importante destacar que as pessoas terão que se dirigir ao mesmo local onde realizaram a 1ª dose da vacina, na data informada na carteira de vacinação, 28 dias após a aplicação da 1ª dose. Se a pessoa recebeu a vacina no posto de saúde do seu bairro, sob agendamento, ela não poderá participar de uma ação de drive-thru para vacinação da 2ª dose, e vice-versa, e nem se dirigir ao Centro Municipal de Vacinação. Esta orientação é muito importante, pois é preciso observar o laboratório e lote, para que o ciclo seja realizado com segurança e precisão, a fim de validar a imunização das pessoas.

Campanha Mãos que doam, mãos que alimentam

Durante o Drive Thru haverá ação de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene, para quem puder e quiser contribuir de forma voluntária. É importante destacar que não é obrigatória a doação para ser vacinado, se trata apenas de um ponto de coleta, para facilitar para a população que deseja doar. A ação é uma promoção da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com os grupos de jovens voluntários de Teutônia Leo Club e Rotaract.

Como funciona o Drive Thru?

As pessoas com idade a partir dos 65 anos deverão se deslocar de carro até o Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo Municipal, onde receberão a aplicação da 1ª dose da vacina dentro do carro. Os idosos e seus acompanhantes deverão fazer o uso obrigatório de máscara e não poderão descer do veículo. Os carros serão organizados em 3 filas, conforme a ordem de chegada. Cada carro receberá uma ficha por idoso a ser vacinado.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o CPF, Cartão SUS e carteira de vacinas.

Pacientes desta faixa etária com diagnóstico oncológico, transplantados ou imunodeprimidos poderão fazer a vacina somente com prescrição médica (com receita).

Postos de Saúde

Para os demais grupos será divulgado o cronograma de acordo com a disponibilidade de vacinas. É importante acompanhar as informações que serão divulgadas pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica nos meios oficiais de comunicação, assim como, na imprensa local. Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com o posto de saúde de seu bairro. AI/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui