Todos alunos da Risque e Rabisque precisam fazer tratamento contra sarna


0
Escola infantil foi interditada nesta quarta-feira, para dedetização. Foto: Luís Fernando Wagner

O anúncio de um surto de sarna na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Risque e Rabisque, no Centro de Lajeado, colocou a população em alerta. Cerca de 145 crianças até 4 anos estão matriculadas no colégio. Todas deverão tratar a doença, bem como seus familiares. A afirmação é da dermatologista Dóris Milman Shansis, professora de Medicina na Univates, e que alerta para o alta incidência de contágio.

Laudos comprovaram a infecção de escabiose em 17 pessoas: duas serventes, sete professoras e oito crianças. No entanto, todos que estiveram no prédio devem procurar um médico. Dóris garante que “é praticamente impossível que a família e as pessoas próximas a essas crianças não apresentem sinais da doença”.

Os sintomas são coceira intensa, principalmente à noite, e manchas vermelhas na pele. No período noturno é que a fêmea deposita os ovos. A transmissão se dá pelo contato direto com a pessoa infectada. Diferente do que havia sido cogitado inicialmente, a médica afirma que “a escabiose não é contraída de animais. Essa possibilidade está totalmente excluída”.

As áreas em que a doença se manifesta são entre os dedos das mãos, nas mamas, na cintura e nas nádegas. Nos homens, na genitália, na face e nos pés. Em crianças, na palma da mão, na planta dos pés e no couro cabeludo. O vírus pode ficar encubado até três semanas.

Todas as áreas do corpo devem ser tratadas. Conforme Dóris, “uma loção deve ser aplicada à noite, do pescoço ao dedão do pé. O produto deve agir durante o período de 8 a 12 horas. O método deve ser repetido um dia depois”, explica. Roupas de uso pessoal, de cama e toalhas devem ser lavadas, fervidas e passadas em vapor quente.

A escola foi fechada nesta quarta-feira (29) para dedetização. A previsão de retorno das crianças é para a segunda-feira (3). Para que isso ocorra, a médica lembra que é importante tratar todos os alunos e seus familiares. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui