Trabalhos exitosos desenvolvidos na Atenção Primária à Saúde da 16ª são apresentados na Univates

Mostra de Experiências aconteceu na última quarta-feira (8)


0
Foto: Divulgação

A Univates sediou na última quarta-feira (8), a II Mostra de Experiências Exitosas na Atenção Primária à Saúde (APS), que teve como tema “Fortalecendo e inovando o cuidado nas regiões 29, Vales e Montanhas, e 30, Vale da Luz”. O evento promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e pela Univates foi realizado no Auditório do Prédio 11.

Na mesa de abertura, a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, destacou a importância da aproximação da Universidade com os serviços de saúde da região. “Temos o melhor curso de Medicina do interior do Rio Grande do Sul e o curso de farmácia é o melhor do Brasil. Resultados como este só são possíveis pelas parcerias que temos com os municípios. Isso acontece especialmente com os municípios mais próximos de Lajeado onde é nossa sede, como Estrela e Arroio do Meio. Mas queremos expandir essas parcerias, pois somos a Universidade do Vale do Taquari”, disse ela.

Também participaram da mesa de abertura, a Secretária Adjunta de Saúde do Estado, Ana Costa, de forma virtual; o 1º vice-presidente do Cosems/RS e Secretário Municipal da Saúde de Novo Hamburgo, Naasom Luciano da Rocha; o coordenador adjunto da 16º CRS, Ederson da Rocha; o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein; e o coordenador do curso de Medicina da Univates, André Anjos.

Depois da mesa de abertura, houve a palestra magna: “Inovação da saúde pública na Atenção Primária à Saúde”, ministrada pelo Dr. Alcindo Ferla e apresentação de trabalhos exitosos nas APS. No turno da tarde, a doutora e professora da Univates, Alessandra Andrejew Simões, palestrou sobre o tema “Atenção Primária à Saúde pós-covid”. Em seguida houve nova apresentação dos trabalhos exitosos nas APS e de pôster.

Na região, o evento foi liderado pela Secretaria de Saúde de Colinas. Na Univates, as atividades foram coordenadas pela professora doutora Claudete Rempel, coordenadora administrativa do curso de Medicina.

A atividade foi voltada para as 37 secretarias de saúde da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Estado. Os trabalhos selecionados para a mostra são experiências exitosas desenvolvidas por municípios da região, como Coqueiro Baixo, Bom Retiro do Sul, Colinas, Encantado e Lajeado. Clique aqui para conferir a relação completa.

Saiba mais

A região Vales e Montanhas da 16ª CRS compreende os municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Forquetinha, Ilópolis, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Travesseiro e Vespasiano Corrêa. O Vale da Luz é composto por Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Taquari, Teutônia e Westfália. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui