Foto: Divulgação

As conhecidas traças comem roupas, papéis, papelão, estofados, tapeçaria, cola, tudo que tem amido, encadernação, papel de parede, pelo ou cabelo, etiquetas e outros que servem de alimentos apara ela. São consideradas pragas de áreas urbanas.


ouça

 


Há ainda outras traças de importância agrícolas que atacam principalmente frutos e hortaliças e ainda grãos armazenados (arroz, milho, trigo e farinhas). É assunto para outro programa.

As que encontramos dentro de casa gostam de lugares escuros e úmido e pouco utilizado, como depósitos, caixas, estoques de papel, rodapés, dispensas, estantes de livro etc.

São duas as traças urbanas mais conhecidas:

– Thysanura (Lepismo sp) conhecida como traça prateada ou traça dos livros tem um “rabinho” hábito noturno e vivem de 4 a 7 anos. É um dos insetos mais primitivo, (mais de 300 milhões de anos) conhecidos pelo homem, e são mais de 370 espécies. Adoram biblioteca, tecelagens, hotéis, estabelecimentos comerciais e depósitos.

– Lepidóptera (Tinea sp) mariposa de cor palha que ataca livros, tecidos principalmente com suor, resto de pelos e cabelos, grãos armazenados (milho, trigo, arroz) e farinhas. Escondem-se em cantos, gavetas, dispensas, e se deslocam levando a “casinha” pela parede. Tem hábito noturno que é uma da característica das mariposas. Voam ao redor da luz e vivem cerca de seis meses. Entram em casa quase sempre voando. Só para diferenciar a borboleta pousa de asas fechadas e a mariposa de asas abertas que nem avião.

Outra forma de entrar em casa é trazendo caixa de papelão ou papéis velhos. Por isso precisam ser monitorados quando se traz coisas de fora e constantemente os lugares onde gostam de se alojar.

Dicas: Como evitar? Com insetos nada é fácil, mas sempre a limpeza deve ser constante e evitar a umidade mantendo os lugares arejados. A utilização de produtos químicos “sprays”, naftalina, produtos domissanitários são agrotóxicos e devem ser aplicados por profissionais habilitados e mais ainda dedetização.

Mas vamos ver algumas alternativas possíveis de ser utilizadas com a resalva que ajuda, mas não é solução total do problema. O uso de óleos voláteis de cheiro forte como cravo-da-índia, canela, lavanda afetam o sentido de orientação das traças.

Também é usado saquinhos de pano com estas plantas. Se tiver roupa atacada ensacar e colocar no freezer por três dias mata adulto, larvas e ovos. A passagem de aspirador de pó pelos cantos e roda pé ajuda a retira-los. Alimentos atacados por traça devem ser descartados.

Fazer cartão de papelão com goma de polvilho e ácido bórico em partes iguais e colocar nos armários, gavetas, e na biblioteca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui