Tradicionalismo gaúcho se confunde com a cultura indígena

Os símbolos mais destacados do RS, o chimarrão e o churrasco, têm origem nos povos indígenas.  


0
Professor Luiz Alan Retanh Vaz, tradutor da cultura indígena Kaingang (Foto: Rodrigo Gallas)

Todo bom gaúcho é adepto do chimarrão e churrasco. Desde cedo as crianças aprendem a conviver e a gostar destes costumes, símbolos do tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Esta premissa é tão comum, que muitos gaúchos não se dão conta da origem destes hábitos. De acordo com o professor Luiz Alan Retanh Vaz, tradutor da cultura indígena Kaingang, o tradicionalismo da comunidade gaúcha está enraizado na cultura indígena. “Os povos indígena Kaingang e Guaraní têm uma participação muito rica na nossa cultura. Por isso, tenho a honra de dizer que somos gaúchos. Eu tenho minha bombacha a minha bota”, conta.


ouça a entrevista

 


 

A bebida mais popular do RS, que é o mate ou chimarrão, foi uma cultura que os gaúchos argentinos, uruguaios e rio-grandenses absorveram dos hábitos dos índios. “Na grade curricular das escolas indígenas os professores trabalham muito forte a cultura Kaingang dentro do tradicionalismo gaúcho”, conta Vaz. Os elementos da bebida, a erva mate, a cuia e a bomba fazem parte da “mitologia dos índios”.

Da mesma forma, o churrasco tradicional do gaúcho tem origem na cultura indígena. A comida era feita com fogo de lenha em um buraco no chão. Usava-se espetos de vara verde e a carne era posicionada direto na brasa. Dali se tiram lascas das partes externas mais assadas, enquanto as mais internas ficam assando.

Aldeia Foxá

O professor pertence a tribo Foxá. A aldeia fica instalada no Bairro Jardim do Cedro, em Lajeado, na ERS-130, próximo ao Estádio Alviazul. Cerca de 200 pessoas habitam o local. Conforme Vaz, os indígenas mais velhos trabalham basicamente com artesanato, já os membros mais novos atuam nas indústrias e comércio de Lajeado.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui