Trem dos Vales encerra temporada com projeção de se tornar definitivo na região

A expectativa é de que a concessão para passeios regulares ocorra em breve. Quatro vagões serão restaurados em Estrela para se incorporarem ao comboio


1
Estação ferroviária de Guaporé (Foto: Alício de Assunção)

Após a realização de 52 viagens pela Ferrovia do Trigo entre as cidades de Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, transportando 30 mil passageiros, o Trem dos Vales encerrou nesse domingo (9) a temporada de verão.

A última viagem foi marcada pela expectativa de que a iniciativa, que tem a coordenação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e apoio de prefeitura e Amturvales, possa se tornar definitiva ainda neste ano, conforme destaca o restaurador de trens da ABPF, Everaldo Pilz. “Concluímos com êxito mais essa etapa do projeto, e a cada passo dado, a certeza de que, em breve, quem sabe nesse ano, possamos ter a realização dos passeios em definitivo.”


ouça a reportagem

 


Pilz comenta sobre os próximos passos para a consolidação do projeto: “Iremos em seguida trazer para Estrela quatro vagões que estão em Canoas para restaurá-los. A intenção é de dotá-los de camarotes, espaço para refeições e ar-condicionado, oferecendo uma nova opção aos passageiros. Com todo o movimento que deu nesse período que encerra hoje, temos a certeza de que toda nossa insistência e trabalho resultará na implantação definitiva do Trem dos Vales.

O período de circulação do trem movimentou a economia de cidades da região com a injeção de cerca de R$ 3 milhões.

Solenidade na estação de Muçum marcou encerramento da temporada (Foto: Alício de Assunção)

“Além de ser considerado o passeio de trem mais bonito do país, de acordo com visitantes e agências de turismo, o Trem dos Vales movimenta empreendedores, funcionários públicos e as comunidades. Cada vez mais se tem a certeza de que em breve esse produto terá edições regulares em nossa região”, destaca o prefeito de Muçum, Mateus Trojan.

Empreendedor de turismo de Relvado, Adriano Golin disse estar impressionado com o passeio. “É fantástico. É a região mostrando o quanto é bonita e para isso estamos também trabalhando para que as pessoas possam, após passear de trem, também circular pelo Vale do Taquari”.

Aguardando a implantação definitiva, para agosto estão previstos novos passeios do Trem dos Vales.

Adriano Golin (e) e grupo de amigos de Encantado (Foto: Alício de Assunção)

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br


1 comentário

  1. Realmente essa região é mágica, fiz de carro e trilhas por muitas localidades do interior de dois Lageados e Vespasiano. Além da trilha dos trilhos. Recomendo e já voltei pela segunda vez. Região próspera e TDS atendimentos locais nota mil, pela simpatia e coordialidade. Parabéns a iniciativa de prosperidade através da natureza

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui