Trem dos Vales programa passeios para 2020, caso a pandemia estabilize

Passeios estão previstos entre 17 de outubro e 8 de novembro.


4
Foto: Divulgação

O Trem dos Vales prevê passeios para os meses de outubro e novembro deste ano, no que depender dos municípios envolvidos no projeto e da Amturvales, com apoio da Rumo Logística e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Mas será preciso observar a estabilidade da pandemia da Covid-19.

O Trem dos Vales corta o Vale do Taquari pela Ferrovia do Trigo, passando pelos túneis e viadutos da região. Na manhã desta quinta-feira (25), a Amturvales promoveu uma videoconferência com prefeitos, secretários e representantes das administrações dos municípios integrantes do projeto e validaram a nova fase do Trem dos Vales, que prevê atividades entre 17 de outubro e 8 de novembro, com 34 passeios e projeção de atender cerca de 8 mil pessoas, o dobro dos visitantes de 2019, quando ocorreram oito passeios. Os valores dos ingressos e a forma como eles serão comercializados ainda não estão definidos.

No encontro, estiveram presentes representantes de Colinas, Estrela, Guaporé, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. Para o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o retorno dos passeios vai trazer mais força para a economia da região. “O Trem dos Vales já provou que pode mudar o cenário turístico do Vale do Taquari. Estes 34 passeios previstos para outubro e novembro irão movimentar muito a economia de todo Vale. Será um bom momento para os empreendedores e toda a região se organizarem para receber os milhares de turistas que virão conhecer o passeio de trem mais bonito do Brasil.”

Com o Contrato Operacional Específico (COE) assinado pela Rumo e ABPF, ficam previstos 22 passeios entre Muçum e Guaporé, entre os dias 17 de outubro e 2 de novembro, e mais seis passeios no novo trecho incorporado ao atrativo, entre Colinas e Roca Sales, nos dias 6, 7 e 8 de novembro. O comitê organizador realizará nas próximas semanas, novas reuniões para o detalhamento das atividades e acompanhamento dos estágios da Covid-19, já que este é o único ponto crítico do projeto.

Estão previstas também visitas a outros operadores turísticos de atividades semelhantes, para balizamento dos protocolos de controle, higiene e segurança do público. Conforme o coordenador do projeto, Rafael Fontana, as atividades deste ano trarão uma nova projeção para o Trem dos Vales. “Precisamos ter cautela em função do momento atual, porém iniciaremos as ações de estruturação dos passeios e protocolos com os cuidados necessários. Temos mais de 100 dias pela frente para trabalhar e surpreender nossos turistas. Acredito que será uma atração importante para a retomada do turismo em nossa região.”

O lançamento dos passeios com mais detalhes está programado para segunda quinzena de agosto. O Trem dos Vales é um projeto da Amturvales e ABPF com apoio da Rumo. Para esse projeto estão envolvidos os municípios associados da entidade, Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé. Porém esse atrativo turístico reflete na maioria dos municípios do Vale do Taquari, bem como em entidades, empreendedores e profissionais integrados que buscam fortalecer o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico, cultural e social. AI/RC

Foto: Divulgação

O quê?

  • Trem dos Vales, novos passeios

Quando?

  • Trajeto de Muçum – Guaporé

Datas: 17, 18, 21, 23, 24, 25, 28, 30 e 31/10; 1º e 2/11

  • Trajeto Colinas – Roca Sales

Datas: 6, 7 e 8/11

Horários

Partidas de Guaporé: 9h

Partidas de Muçum: 14h

Colinas a Roca Sales – 6, 7 e 8 de novembro (sextas, sábados e domingos) – 12 passeios

Horários

Partidas de Colinas: às 9h e 14h30

Partidas de Roca Sales: às 11h e 16h30

4 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui