Troca-Troca de Livros da Biblioteca Univates volta a ser realizado após a pandemia

Programação teve início nesta segunda-feira (18) e segue até o próximo sábado (23)


0
Acervo disponibilizado na ação possui livros dos mais variados temas (Foto: Artur Dullius)

Em comemoração à Semana do Livro e ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) está realizando nesta semana a 21º edição do Troca-Troca de Livros. A programação teve início nesta segunda-feira (18) e segue até o próximo sábado (23), junto ao saguão da Biblioteca, no Centro Cultural.


ouça a reportagem

 


De acordo com a bibliotecária Monique Izoton, a ação não foi realizada nos últimos dois anos em razão da pandemia. “A troca funciona de forma bem simples: é um livro por outro, sem diferenciar tamanho ou gênero. A única condição é que ele não esteja riscado ou rasgado, precisa apresentar um bom estado”, explica.

Além disso, também não são aceitas revistas nas trocas, por não se tratar de um material de leitura permanente. “Quando a pessoa chegar aqui, a gente da uma olhada só pra ver se o material está em boas condições. Apenas isso, não precisa passar em nenhum outro lugar, nem pagar ou assinar nada”, reforça a bibliotecária.

Monique Izoton, bibliotecária na Univates (Foto: Artur Dullius)

Na última edição realizada na Biblioteca, em 2019, 70 pessoas trocaram 577 livros. “A gente não tem como prever, pois vai depender da quantidade de pessoas que virão aqui. Mas dá para adiantar que temos bastante material acumulado destes dois anos que não teve troca, pois recebemos doações e vamos guardando para esta oportunidade. Então, o pessoal que tiver livro parado em casa pode aproveitar que tem bastante coisa legal”, projeta Monique.

Ela lembra ainda que o acervo disponibilizado na ação possui livros dos mais variados temas. “Esses livros que estão aqui vem de doações de pessoas da comunidade e professores da instituição. Alguns deles a gente opta em não colocar no acervo, pois já temos este material ou as vezes são de anos mais antigos”, relata.

A programação é aberta para toda a comunidade. O Troca-Troca ocorre até sexta-feira (22), das 8h às 22h, e no sábado (23), das 8h às 11h30. Apenas no feriado da quinta-feira (21) a Biblioteca não estará aberta.

Mais informações podem ser obtidas com a Biblioteca por meio do telefone (51) 3714-7000, ramal 5981/5982, pelo e-mail biblioteca@univates.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui