“Tropas russas estão mal preparadas”, diz ex-combatente do Kremlin

Ex-combatente disse que a Rússia esperava encontrar um exército despreparado ao enfrentar a Ucrânia, o que não aconteceu


0
Soldados russos em ação na Ucrâni (Foto: Reprodução / Twitter)

Um ex-soldado que trabalhou nas forças russas na Síria e em um conflito anterior na Ucrânia disse que as tropas da Rússia estão mal preparadas para enfrentar o exército ucraniano na guerra, que teve início em 24 de fevereiro.

Marat Gabidullin deixou o serviço em 2019 e informou à agência de notícias Reuters que havia recebido uma ligação de um recrutador russo meses antes da invasão à Ucrânia o convidando para lutar contra o país.

Ele disse ter recusado o convite porque, em parte, sabia que as forças russas não estavam à altura do trabalho. “Eles foram pegos completamente de surpresa quando perceberam que o exército ucraniano resistiu tão ferozmente e que enfrentaram os soldados russos”, disse Gabidullin.

Ele disse que as pessoas com quem conversou do lado russo lhe disseram que esperavam enfrentar milícias desorganizadas quando invadissem a Ucrânia, não tropas regulares bem treinadas.

“Eu disse a eles: ‘Gente, isso é um erro'”, afirmou Gabidullin, que agora está na França, onde publica um livro sobre suas experiências de guerra.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, no entanto, disse que não sabia quem era Gabidullin e se ele já foi membro de empresas militares privadas. “Nós, o Estado, o governo, o Kremlin, não temos nada a ver com isso”, disse ele.

Fonte: IG – Último Segundo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui