Trump com Covid-19: o evento na Casa Branca que pode ter espalhado o coronavírus na cúpula do poder dos EUA

Pelo menos oito pessoas que compareceram a um evento cheio no sábado passado testaram positivo.


0
Foto: Divulgação

Com a confirmação de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melanie Trump, testaram positivo para o coronavírus, começaram as dúvidas sobre como teriam sido expostos ao vírus.

Um evento lotado no Rose Garden, na Casa Branca, está sob foco intenso — a cerimônia em 26 de setembro, quando Trump anunciou formalmente sua nomeação da conservadora Amy Coney Barrett para a Suprema Corte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), normalmente leva cerca de cinco a seis dias para que os sintomas apareçam após uma pessoa contrair o vírus.

As imagens do evento mostraram poucos participantes usando máscaras e os assentos não estavam separados por dois metros. Alguns convidados se cumprimentara batendo os punhos, enquanto outros apertavam as mãos ou até se abraçavam.

Oito pessoas que compareceram à cerimônia já testaram positivo para coronavírus — embora não esteja claro exatamente onde e quando contraíram o vírus. Além do presidente e da primeira-dama:

Trump e a esposa testaram positivo depois que a diretora de comunicação do presidente, Hope Hicks, contraiu o vírus. Ela não compareceu ao evento no Rose Garden.

As diretrizes publicadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) recomendam seis pés de distância entre as pessoas fora de sua casa (aproximadamente 2m) e cobrir nariz e boca quando outras pessoas estão ao seu redor.

Dezenas de parlamentares, familiares e funcionários da Casa Branca estiveram no evento. Aqueles que tiveram teste positivo estavam sentados nas primeiras filas da plateia.

Reuniões com mais de 50 pessoas estão proibidas segundo as regras de Washington, DC durante a pandemia de coronavírus — no entanto, propriedades federais, como a Casa Branca, são isentas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui