TSE avalia estender votação e reservar horário a idosos nas eleições

O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 15 de novembro.


0
Foto: TSE/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir, ainda em agosto, sobre o melhor horário para a votação nas Eleições Municipais de 2020, a fim de garantir que os eleitores brasileiros possam ir às urnas para escolher seus representantes políticos de forma limpa, segura e transparente. O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 15 de novembro e, o segundo, para o dia e 29 do mesmo mês.

O anúncio foi feito pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, ao responder a questionamentos de jornalistas na última quarta-feira (5). Uma das propostas é a de que votação ocorra das 8h às 20h, passando a ter 12 horas de duração – três a mais que o normal – ou mesmo das 8h às 18h (uma hora a mais), desde que atenda a todos os protocolos sanitários com o máximo de segurança.

A consultoria está sendo realizada por técnicos do TSE em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que está auxiliando nos cálculos, considerando o número de eleitores e a possível divisão do horário de votação por faixa etária.

Outra possibilidade é reservar o período das 8h às 11h para receber eleitores idosos e que fazem parte do chamado grupo de risco. A definição deve ocorrer ainda no mês de agosto.

Fonte: TSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui